AtlasIntel conduz pesquisa sobre intenções de voto para eleições municipais de 2024 em Feira de Santana; Conheça o questionário

A AtlasIntel está conduzindo uma pesquisa para avaliar as intenções de voto da população de Feira de Santana nas eleições municipais de 2024. O levantamento abrange tanto as preferências para o primeiro e o segundo turnos, quanto a avaliação de importantes lideranças políticas do país e do estado. A participação dos eleitores é voluntária e não-)remunerada.

Conforme levantamento do Jornal Grande Bahia, a pesquisa, encomendada pelo Jornal A Tarde e realizada pela AtlasIntel Tecnologia de Dados Ltda., tem como finalidade examinar as intenções de voto para a escolha do novo prefeito de Feira de Santana nas eleições de 2024. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-05542/2024, o estudo foi conduzido entre os dias 18 e 23 de setembro de 2024, com a participação de 800 eleitores.

A amostra foi elaborada com base em quotas proporcionais ao perfil do eleitorado da cidade, considerando critérios como sexo, idade, nível de escolaridade e renda familiar. O processo de coleta de dados seguiu procedimentos rigorosos de controle de qualidade, incluindo a verificação interna de 15% dos questionários. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Os resultados da pesquisa, que serão divulgados nesta terça-feira (24/09/2024), poderão influenciar o cenário eleitoral em Feira de Santana, especialmente por fornecerem uma visão atualizada das intenções de voto e da avaliação d/os principais candidatos ao cargo de prefeito de Feira de Santana.

A pesquisa questiona os entrevistados sobre suas intenções de voto, considerando uma lista de pré-candidatos para o cargo de prefeito. Entre os nomes apresentados estão Carlos Medeiros (Novo), José Ronaldo (União Brasil) e Zé Neto (PT). O levantamento busca identificar, também, a preferência da população em um eventual segundo turno entre José Ronaldo e Zé Neto.

Além das intenções de voto, os participantes são convidados a avaliar o desempenho de lideranças políticas, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues e o atual prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins. As avaliações são divididas entre “aprovo”, “desaprovo” e “não sei”, assim como em graus de satisfação que variam entre “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.

Outro ponto abordado pela pesquisa são os principais problemas que a população de Feira de Santana enxerga na cidade. Entre as opções citadas estão questões como educação, saúde, criminalidade, desordem urbana, transporte público, e a degradação do centro da cidade, permitindo que os eleitores escolham até três fatores que consideram mais relevantes.

Candidatos avaliados

No cenário proposto para o primeiro turno, os eleitores têm a opção de escolher entre Carlos Medeiros, José Ronaldo e Zé Neto. Já no segundo turno, a pesquisa explora um possível confronto direto entre José Ronaldo e Zé Neto, candidatos que já disputaram eleições anteriores no município.

Avaliação de líderes

Os entrevistados são instados a opinar sobre a atuação de três figuras políticas: o presidente Lula, o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito Colbert Martins. A avaliação dos líderes permite uma visão de como a população de Feira de Santana avalia a atuação dos governantes, tanto em nível nacional quanto estadual e municipal.

Principais problemas de Feira de Santana

A pesquisa da AtlasIntel também busca entender as preocupações da população local em relação às condições de vida na cidade. Questões como saúde, infraestrutura, segurança, e transporte público aparecem na lista de desafios apontados pelos moradores.

Perfil dos entrevistados

Além das intenções de voto e avaliação de lideranças, a pesquisa coleta informações sobre o perfil demográfico dos participantes, como gênero, idade, bairro de residência, nível de escolaridade, religião, cor ou raça, e renda familiar. Essas informações permitem à AtlasIntel traçar um panorama detalhado sobre os diferentes grupos sociais que compõem o eleitorado feirense.

Avaliação do cenário político

A pesquisa ainda se estende a avaliar o comportamento eleitoral nas eleições passadas. Os participantes são questionados sobre seu voto no primeiro e segundo turnos das eleições presidenciais de 2022, assim como nas últimas eleições para governador da Bahia e prefeito de Feira de Santana, realizadas em 2020. Essas informações ajudam a mapear as tendências de voto e a base de apoio de cada candidato.

Saiba como participar da pesquisa

Os eleitores de Feira de Santana interessados em participar da pesquisa podem acessar a plataforma digital da AtlasIntel e responder ao questionário. A participação é voluntária e contribui para o levantamento de dados precisos sobre as intenções de voto para as eleições municipais de 2024.

O link para participação está disponível em:

https://pesquisa.atlasintel.org/vbsa1/feiradesantana


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Uma resposta a “AtlasIntel conduz pesquisa sobre intenções de voto para eleições municipais de 2024 em Feira de Santana; Conheça o questionário”


Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading