A 45ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (EXPOFEIRA), realizada entre os dias 1º e 8 de setembro de 2024, marcou o retorno de um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro após uma interrupção de quatro anos devido à pandemia de Covid-19. A retomada da feira foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), dentre outras entidades. Realizada no Parque de Exposições João Martins da Silva, a edição de 2024 consolidou-se como um importante evento do calendário agropecuário brasileiro, reunindo produtores, empresários e especialistas do setor.
Para marcar a ocasião, a CNA, em parceria com o SENAR, produziu um vídeo sobre o evento, com depoimentos de João Martins da Silva Junior, presidente da CNA; Humberto Miranda, presidente da Faeb; Camila Missio, vice-presidente da Faeb; Daniel Carrara, diretor-geral do SENAR; e Colbert Martins Filho, prefeito de Feira de Santana. Nesse vídeo, são apresentados depoimentos das personalidades envolvidas, que refletem o impacto e a importância da Expofeira 2024. Confira o conteúdo a seguir e acompanhe os relatos que destacam os momentos mais significativos desta edição.
Depoimentos sobre a Edição 2024 da Expofeira
João Martins da Silva Junior, presidente da CNA, destacou o impacto positivo da Expofeira para a valorização do produtor rural e o fortalecimento da cadeia produtiva do agronegócio no país.
“Estamos presenciando o retorno daquela que, no passado recente, foi a maior exposição do interior da Bahia. Não era possível que Feira de Santana ficasse fora do circuito das exposições estaduais, pois sempre foi um aglutinador de mais de 60 municípios e, por que não dizer, o grande polo da pecuária”, afirmou.
O líder empresarial do agronegócio brasileiro explica, também, que o evento é visto como um passo importante para consolidar o Parque de Exposições em referência nacional no setor. Ele cita como exemplo a construção de uma escola, o Centro de Excelência em Zootecnia do Senar, em Feira de Santana, e destaca como um marco que vai capacitar muitos trabalhadores, fortalecendo o agronegócio e beneficiando o interior da Bahia e o Nordeste do País.
Humberto Miranda, presidente da Faeb, também reforçou a importância do evento, afirmando que a feira proporciona um ambiente favorável para o intercâmbio de conhecimentos e a troca de experiências entre produtores e especialistas.
“Montamos um belíssimo estande da CNA, FAEB e SENAR aqui na Expofeira, que recebeu visitantes de toda a Bahia, além de pessoas de outros estados que vieram prestigiar o evento. Realizamos cursos, capacitações, palestras e treinamentos, o que fortalece e enobrece nosso trabalho, trazendo muita satisfação. Estamos oferecendo, por meio do SENAR, cursos de qualificação e capacitação, além de novidades para todo o sistema FAEB/SENAR, com o objetivo de qualificar pecuaristas e agricultores, proporcionando acesso a inovações e tecnologias para o setor agropecuário”, declarou Humberto Miranda.
Camila Missio, vice-presidente da Faeb, ressaltou que a Expofeira não é apenas um evento de negócios, mas também um espaço de inovação e educação, destacando a participação do Senar em promover treinamentos e capacitações durante o evento.
Daniel Carrara, diretor-geral do Senar, comentou sobre as ações da instituição no evento, que foram focadas em promover a educação rural e a qualificação dos produtores para enfrentar os desafios do campo com mais eficiência.
O prefeito Colbert Martins Filho abordou a cooperação entre o poder público e a iniciativa privada, destacando a construção do Centro de Excelência em Zootecnia do SENAR, que está sendo edificado em um terreno desmembrado do Parque João Martins, doado pela Prefeitura para a instalação da instituição de ensino voltada ao agronegócio brasileiro.
“Feira de Santana não podia deixar de ter, aqui próximo a este Parque, o que eu chamo de uma grande “universidade” para ensinar aos tratadores novas maneiras de cuidar dos animais. Parabenizo toda a equipe do SENAR envolvida, assim como a Federação da Agricultura do Estado da Bahia, que esteve aqui atendendo os produtores e os sindicatos de Produtores Rurais que participaram. Neste momento de finalização, expressamos apenas gratidão. Gratidão a Deus por permitir que estivéssemos aqui, em paz, durante esses dias e, acima de tudo, pelo sucesso absoluto desta retomada na 45ª EXPOFEIRA”, concluiu o prefeito Colbert Martins Filho.
Liderança reforçada no agronegócio
A Expofeira de 2024 demonstrou que, mesmo após um longo período de pausa, o setor agropecuário continua sendo um dos motores econômicos mais importantes da região, reforçando o papel de Feira de Santana como um dos polos de agronegócio da Bahia.
Confira vídeo
Leia +
Expofeira 2024: Homenagem ao presidente da CNA marca retomada da tradição em Feira de Santana
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




