O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, concedeu entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro” na quarta-feira (09/10/2024), para detalhar o andamento da Operação Raízes do Cedro, que visa o resgate de brasileiros da zona de conflito no Líbano. A operação, organizada pelo Governo Federal, já realizou dois voos, trazendo ao Brasil 456 pessoas e seis animais domésticos. Um terceiro voo está programado para decolar de Beirute, aumentando o número de brasileiros resgatados. De acordo com o ministro, a expectativa é que cerca de três mil brasileiros possam ser evacuados durante o processo, em uma operação que já supera em volume e complexidade ações anteriores, como a realizada na Faixa de Gaza em 2023.
A operação foi ordenada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em resposta ao conflito entre Israel e o grupo Hezbollah, que afeta a região do Líbano. Além do Ministério das Relações Exteriores, participam do esforço humanitário o Ministério da Defesa e a Força Aérea Brasileira (FAB), responsáveis pela logística da operação. A prioridade de resgate é dada a mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano. As aeronaves utilizadas no resgate também têm sido aproveitadas para o envio de insumos de saúde ao país, como medicamentos, seringas e outros donativos, em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
O ministro também abordou a posição diplomática do Brasil em relação ao conflito no Oriente Médio, reforçando o compromisso do país com a promoção do diálogo e da paz. Vieira condenou os atos de violência que deram origem ao conflito e a resposta desproporcional das partes envolvidas. Além disso, destacou o número significativo de vítimas e desabrigados na região, enfatizando a necessidade de uma solução pacífica para a crise.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




