Yuri Guimarães discute Eleições 2024 e futuro do PP em Feira de Santana pós vitória de José Ronaldo; Confira entrevista exclusiva

Em entrevista exclusiva concedida nesta quarta-feira (09/10/2024) a Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia (JGB), o empresário Yuri Guimarães, presidente do Partido Progressistas (PP) de Feira de Santana e coordenador do Podemos (Pode), analisou o cenário político após as Eleições 2024. Guimarães desempenhou papel fundamental na coordenação da campanha majoritária de Zé Neto (PT), candidato derrotado por José Ronaldo (União Brasil), que venceu pela quinta vez no primeiro turno. Nesta conversa, o líder partidário reflete sobre as razões da derrota, os desafios da oposição, alinhamento com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e as perspectivas políticas para os próximos anos.

Os números das Eleições 2024 para o PP

Nas eleições para o legislativo municipal, o PP reelegeu quatro dos sete vereadores que buscavam a reeleição. Eremita Mota, com 5.208 votos, mantém-se como presidente da Câmara e é mãe de Yuri Guimarães, destacando sua liderança dentro do partido. Além dela, Pastor Valdemir (4.810 votos), Luiz da Feira (4.715 votos) e Ron do Povo (4.626 votos) também foram reconduzidos aos seus cargos. Outros três vereadores do PP ficaram como suplentes, com destaque para Paulão do Caldeirão, que obteve 4.613 votos, e Emerson Minho, com 4.281 votos. Pedro Cícero, com 2.268 votos, ficou em 14º lugar na lista de suplentes. O Podemos, por sua vez, garantiu uma cadeira na Câmara com a eleição de Gean Caverna, que recebeu 4.051 votos.

Sob a liderança de Guimarães, o PP consolidou-se como a maior bancada da atual legislatura, fruto do processo de migração de outros partidos. Para a próxima legislatura, que se estenderá de 2025 a 2028, o PP passa a ser segunda maior legenda na Câmara Municipal, perdendo para o partido do prefeito eleito, União Brasil, som sete vereadores. Combinando sua influência política com o Podemos, Guimarães exercerá impacto sobre cinco vereadores, consolidando seu papel no debate legislativo e nas votações futuras.

O resultado na majoritária

No entanto, o cenário eleitoral não foi inteiramente favorável para a oposição. O candidato a prefeito José Cerqueira Neto (Zé Neto, PT), apoiado por Guimarães e outros membros do PP, não obteve sucesso, mesmo tendo alcançado a maior votação já registrada por um candidato de oposição em Feira de Santana. Zé Neto recebeu 154.147 votos, o que representou 46,73% dos votos válidos. Apesar disso, o vencedor foi José Ronaldo de Carvalho (Zé Ronaldo, União Brasil), que venceu pela quinta vez no primeiro turno, com 165.970 votos, ou 50,32% dos votos válidos, realizando, provavelmente, um feito eleitoral inédito no País, em municípios com número de eleitores em dois turnos.

O apoio e a coordenação de Yuri Guimarães à campanha de Zé Neto demonstraram força, mas o insucesso eleitoral pode ser atribuído a diversos fatores. Entre eles, a dificuldade do deputado federal licenciado em ampliar o apoio de lideranças políticas, a ausência de uma ação coordenada por parte do Governo da Bahia em Feira de Santana e o fato de Zé Neto ter demorado a se desincompatibilizar para se dedicar integralmente à campanha. Além disso, a oposição carecia de uma postura consistente, ideológica e pragmática para enfrentar a liderança de um político que controla o município há seis mandatos consecutivos, totalizando 24 anos de poder, e com potencial para estender esse domínio para além dos próximos quatro anos.

Esse cenário é compreensível ao se observar que, mesmo contando com apoio no Governo do Estado, através de Jerônimo Rodrigues, e no Governo Federal, com o presidente Lula, Zé Neto não conseguiu garantir o respaldo de lideranças locais chave. Um exemplo disso foi o deputado estadual Pablo Roberto (Federação PSDB Cidadania), que abandonou a pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana para apoiar José Ronaldo. A aliança de Pablo Roberto com Ronaldo se mostrou decisiva, atuando como fator de equilíbrio que influenciou diretamente o resultado das Eleições de 2024.

Confira aspectos da reveladora entrevista concedida por Yuri Guimarães

Jornal Grande Bahia (JGB): Como você analisa o resultado das Eleições 2024 em Feira de Santana?

Yuri Guimarães (YG): A eleição em Feira de Santana reflete um cenário semelhante ao de outras cidades do mesmo porte. Estávamos cientes de que enfrentaríamos um candidato com longa trajetória na cidade, mas também sabíamos do desgaste natural de quem está há tanto tempo no poder. Zé Neto, por outro lado, enfrentou desafios importantes, como o conservadorismo de parte da população e a rejeição a certas siglas partidárias. Esses fatores foram decisivos no resultado final, embora a diferença de votos tenha sido pequena.

JGB: Quais foram, na sua visão, as principais falhas da campanha de Zé Neto?

YG: O que posso apontar são os acertos da estratégia do adversário. José Ronaldo soube neutralizar a imagem negativa da gestão do prefeito Colbert Martins (MDB), afastando-o das ações públicas para evitar a associação com a rejeição popular. Por outro lado, a máquina pública da Prefeitura foi utilizada com eficiência, e isso acabou impactando. Acredito que, com mais 6 mil votos, a história poderia ter sido diferente.

JGB: A eleição em Feira de Santana pareceu repetir o cenário nacional, com uma polarização entre esquerda e direita. Como analisa?

YG: A cidade está claramente dividida, assim como o Brasil. Há aqueles que desejam mudança e os que, por algum motivo, preferem a manutenção do status quo. A eleição foi bastante polarizada, e quem venceu, José Ronaldo, terá desafios imensos pela frente, especialmente para cumprir as promessas de campanha.

JGB: Quais são os desafios que José Ronaldo enfrentará?

YG: Além das promessas feitas, José Ronaldo terá que lidar com compromissos políticos. Ele fez alianças importantes, como o apoio do PL e de lideranças locais, como o deputado Pablo Roberto. Essas composições exigem compromissos que terão de ser cumpridos. Ao mesmo tempo, a cidade espera ações concretas em áreas que precisam de atenção imediata.

JGB: Como você avalia o desempenho do PP nas eleições proporcionais?

YG: Estou satisfeito com o resultado. Assumi o PP em Feira de Santana há um ano com a missão de reconstruir o partido, e conseguimos resultados expressivos. Elegemos quatro vereadores e temos suplentes bem colocados. Nosso partido está consolidado como uma das principais forças políticas da cidade. Além disso, o Podemos, partido com o qual também colaboro, conseguiu resultados importantes, como a eleição de Jean Caverna, um estreante do distrito de Maria Quitéria, que obteve uma votação expressiva.

JGB: E quanto à oposição? Qual será o papel do PP daqui para frente?

YG: O PP será uma força de oposição no próximo governo municipal de José Ronaldo. Estamos alinhados com o Governo do Estado, e vamos buscar diálogo com todas as forças políticas, tanto eleitos quanto não eleitos. Nosso objetivo é construir uma oposição que trabalhe em prol da cidade, sem perder de vista o compromisso com nossos eleitores.

JGB: Como você vê o futuro político da cidade e do PP?

YG: Nossa prioridade é fortalecer a bancada na Câmara Municipal e atuar de forma crítica e propositiva. O desafio será manter a unidade dentro do partido e continuar dialogando com o Governo do Estado. Estou confiante de que temos um futuro promissor pela frente, tanto para o PP quanto para a oposição em geral.

Leia +

Saiba quais foram os vereadores eleitos em Feira de Santana em 2024

17 vereadores são reeleitos em Feira de Santana no pleito de 2024; Resultado é o maior da história

Presidente e integrantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Feira de Santana comentam reeleições em 2024

José Ronaldo é eleito pela quinta vez prefeito de Feira de Santana


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading