Disputa pelo comando do PP em Feira de Santana está entre José Ronaldo e Yuri Guimarães e objetiva Eleições 2024; Situação permanece indefinida

Empresário Yuri Guimarães e o ex-prefeito José Ronaldo estão na disputa pelo comando do Partido Progressista em Feira de Santana, com foco nas Eleições Municipais de 2024.
Empresário Yuri Guimarães e o ex-prefeito José Ronaldo estão na disputa pelo comando do Partido Progressista em Feira de Santana, com foco nas Eleições Municipais de 2024.

A disputa pela liderança do Partido Progressista (PP) em Feira de Santana tem como objetivo direcionar a posição da legenda nas Eleições Municipais de 2024 e envolve dois proeminentes personagens políticos da cidade: o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho (UB) e o empresário Yuri Guimarães.

José Ronaldo, figura experiente na política, acumula quatro mandatos como prefeito da cidade e passagens bem-sucedidas como deputado estadual e federal. Ao longo da carreira, ele influenciou de maneira significativa o cenário político de Feira de Santana, conquistando vitórias eleitorais tanto pessoalmente como por meio de aliados, como Tarcízio Pimenta (PDT), ex-prefeito, e Colbert Martins Filho (MDB), prefeito. Ronaldo é pré-candidato a prefeito de Feira de Santana e tem como principal opositor o deputado federal José Cerqueira Neto (Zé Neto, PT).

Por outro lado, está na disputa pelo comando do PP Yuri Guimarães. Ele atuou ao longo dos anos na política ao lado da mãe, a vereadora Eremita Mota, que exerce o quinto mandato e é a primeira mulher a assumir a presidência do legislativo feirense.

O empresário é conhecido pela personalidade carismática e pelo sucesso nos negócios. Ele também teve êxito em organizar o PSDB na cidade durante as Eleições Municipais de 2020.

Yuri Guimarães teve a visão de distribuir eficazmente os recursos do fundo partidário entre os candidatos à vereança do PSDB em Feira de Santana e, caso seja escolhido presidente do PP, deve repetir o gesto. Ele acredita que, com maior financiamento partidário e tempo de exposição na mídia, poderá fortalecer a bancada da legenda na Câmara Municipal.

Representatividade, base de apoio, político tradicional e gestão renovada

Caso Yuri Guimarães assuma a presidência do PP, especula-se que ele pretende formar uma bancada com representatividade qualificada no legislativo feirense. Com relação ao apoio entre as pré-candidaturas dos Josés, Ronaldo e Neto, não é possível antever qual posição pode vir a tomar, até porque, isso depende de negociação sobre a participação da legenda em uma futura proposta de governo coalizão.

Quanto a José Ronaldo, ele pretende usar a legenda como forma de sedimentar ampla base de apoio partidário, objetivando retomar o comando da Prefeitura.

O confronto pelo comando do PP reflete equilíbrio entre um político tradicional, com um histórico de vitórias, e uma figura experiente na gestão partidária, que busca reposicionar o PP como uma força influente nas Eleições de 2024.

O poder de definir o presidente da legenda

Ocorre que a escolha do próximo presidente do PP na cidade está sob a responsabilidade do deputado federal Mário Negromonte Junior, presidente do PP na Bahia. Ele compartilha parte do poder com o presidente de honra da legenda, deputado federal João Leão. Ambos são aliados históricos e possuem acordo sobre a posição do partido em cada munícipio da Bahia.

Em Salvador, o ex-vice-governador e deputado federal João Leão (PP) definiu apoio à reeleição do prefeito Bruno Reis (UB), aliado, sucessor e liderado de ACM Neto. No entanto, em outros municípios, a situação pode assumir contornos mais locais.

João Leão é um dos principais líderes nacionais do partido e, aos 77 anos, parece inclinado a deixar o legislativo federal para se candidatar à prefeitura de Lauro de Freitas, cargo que ocupou entre 1989 e 1993. Ele não esconde o desejo de ver o PP de Feira de Santana apoiar José Ronaldo, o que não significa dizer que o partido terá uma presidência municipal subordinada ao ex-prefeito.

Enquanto Mário Negromonte Junior é um político de segunda geração, cujo pai foi deputado federal, ministro de Estado e é conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), e a mãe, Vilma Negromonte, é ex-prefeita de Gloria.

Mário Negromonte Junior tem buscado renovar as representações municipais do partido e tem trabalhado para recompor a aliança com o governo estadual, que foi rompida nas Eleições de 2022, quando o PP apoiou a eleição de ACM Neto (UB) para governador e Jair Bolsonaro (PL) para presidente. Com as vitórias de Jerônimo Rodrigues (PT) para governador e Lula (PT) para presidente, o Partido Progressista iniciou negociações para reposicionar a legenda em apoio aos Governos Jerônimo e Lula, mantendo a perspectiva ideológica de centro-direita.

Força da bancada federal 

A definição do comando do PP em Feira de Santana terá impacto significativo na disputa municipal de 2024.

A influência política da bancada federal do partido é significativa, uma vez que conta com 47 parlamentares, que fazem parte do Bloco Partidário formado com outras 6 agremiações e uma federação, cujo total é de 175 deputados.

Relação de partidos, federações e blocos com representatividade na Câmara dos Deputados entre 2023 e 2027.
Relação de partidos, federações e blocos com representatividade na Câmara dos Deputados entre 2023 e 2027.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10879 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário