A Bahia, maior economia do Nordeste e responsável pelo sétimo maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, anunciou nesta quinta-feira (21/11/2024) o lançamento da INDEX – Feira da Indústria da Bahia 2025, em cerimônia realizada no Centro de Convenções de Salvador. A iniciativa é liderada pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae/BA).
Com expectativa de atrair até 30 mil visitantes, o evento ocorrerá entre os dias 27 e 29 de agosto de 2025, reunindo expositores, especialistas e investidores em um espaço dedicado à promoção da indústria baiana. A programação inclui rodadas de negócios, palestras técnicas e ações voltadas ao estímulo de novas ideias e à formação de parcerias estratégicas.
O setor industrial, que contribui com R$ 76,5 bilhões para o PIB baiano e emprega mais de 457 mil trabalhadores, será o foco central da INDEX.
“A feira busca fomentar negócios, divulgar marcas e aproximar a indústria da sociedade baiana. Queremos fortalecer esse setor como vetor de desenvolvimento econômico e social do estado”, afirmou Carlos Henrique Passos, presidente da FIEB.
A INDEX também busca atender às demandas específicas de micro, pequenas e médias empresas. Segundo Franklin Santos, diretor técnico do Sebrae/BA, a feira será uma oportunidade para essas empresas ganharem visibilidade.
“Teremos ao menos 200 micro e pequenas indústrias participando. É um espaço estratégico para atrair públicos que reconhecem o valor do que a indústria baiana produz”, destacou.
A organização do evento será liderada pela Bahia Eventos, que já possui experiência em iniciativas como a ConstruNordeste, voltada ao setor da construção civil. Para Bruno Portela, head da Bahia Eventos, o sucesso de eventos anteriores comprova o potencial da capital baiana como ponto estratégico para encontros B2B.
A Bahia apresenta uma indústria diversificada, com destaque para os segmentos de construção (20,1%), serviços industriais de utilidade pública (19,6%), derivados de petróleo (15,5%), produtos químicos (8,9%) e alimentos (6,3%), que juntos representam 70,4% do setor.
Além da exposição de produtos e serviços, a INDEX contará com painéis e workshops sobre temas como inovação, sustentabilidade, produtividade e alternativas energéticas. A proposta é promover um ambiente de diálogo e desenvolvimento para o setor, explorando tendências tecnológicas e debatendo desafios e oportunidades.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




