A advogada Daniela Borges foi reeleita presidenta da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA) para o triênio 2025-2027. Representando a chapa “União pela Advocacia”, ela venceu a eleição realizada nesta terça-feira (19/11/2024) com 11.329 votos, o que corresponde a 54,22% dos votos válidos. Sua principal adversária, Ana Patricia, da chapa “Muda OAB”, obteve 9.562 votos, equivalente a 45,78%. Também foram registrados 424 votos brancos e 595 nulos.
Com a apuração de 107 urnas em Salvador e nas 37 Subseções do interior do estado, o resultado consolidou a continuidade da gestão de Daniela, que foi a primeira mulher a presidir a OAB-BA, cargo que ocupa desde 2022.
Nova diretoria e início do mandato
A nova diretoria da OAB-BA tomará posse em 1º de janeiro de 2025. Além de Daniela Borges, compõem a mesa diretora o vice-presidente Hermes Hilarião, a secretária-geral Cléia Costa, o secretário-geral adjunto Raphael Pitombo e o diretor tesoureiro Daniel Moraes. O grupo terá como desafio a implementação de projetos e políticas voltadas para a advocacia, conforme anunciado durante a campanha.
Após a confirmação do resultado, Daniela Borges agradeceu à advocacia pela confiança e destacou a continuidade de iniciativas que buscam fortalecer a classe.
“Vamos fazer com a advocacia e para a advocacia. O nosso compromisso é avançar ainda mais”, declarou.
Trajetória de Daniela Borges
Advogada tributarista com mais de 20 anos de atuação, Daniela Borges é professora titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Faculdade Baiana de Direito. Natural de Itapetinga, no interior da Bahia, formou-se na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também concluiu mestrado em Direito Tributário.
A trajetória de Daniela na OAB-BA começou em 2013, na gestão de Luiz Viana, quando foi conselheira seccional e diretora tesoureira. Em 2022, alcançou a presidência da entidade, tornando-se a primeira mulher a liderar a seccional baiana em seus 92 anos de história. No âmbito nacional, presidiu a Comissão Nacional da Mulher Advogada e foi conselheira federal pela Bahia.
Processo eleitoral na OAB-BA
A eleição contou com votação presencial realizada em Salvador, no Shopping da Bahia, e em 49 endereços distribuídos pelo interior. A polarização entre as chapas “União pela Advocacia” e “Muda OAB” marcou o processo eleitoral. Com a vitória, Daniela Borges reafirma seu compromisso com a classe e a implementação de ações que promovam a representatividade e a valorização da advocacia baiana.


Leia +
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




