Na tarde desta segunda-feira (25/11/2024), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, recebeu o novo diretor de relações governamentais da Ford na América do Sul, Carlos Galmarini, para uma reunião de alinhamento sobre os projetos da montadora no estado. O encontro ocorreu no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, e teve como pauta principal as iniciativas da Ford no Centro de Engenharia localizado no Cimatec Park, em Camaçari, um dos principais polos industriais da região.
“Para nós, é uma alegria ter a equipe de inteligência, de desenvolvimento dos automóveis da Ford aqui, na Bahia. Em 2023, isso significou meio bilhão de reais em exportação de tecnologia. Além disso, a Ford emprega mais de duas mil pessoas, uma parceria que traz benefícios concretos para nossa economia e para o desenvolvimento tecnológico da região”, afirmou o governador.
A reunião com o novo diretor da Ford, Carlos Galmarini, marca uma fase de consolidação da empresa no Brasil, especialmente com a continuidade dos projetos no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil, que tem sede em Camaçari.
Galmarini ressaltou que o centro tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento de tecnologias globais da montadora, com destaque para o fato de que atualmente a equipe de engenharia brasileira é responsável por um terço das inovações presentes nos veículos da Ford. A One Pedal Drive, tecnologia que permite dirigir o carro elétrico Mustang Mach-E utilizando apenas o acelerador, sem necessidade de freio, foi citada como um exemplo do impacto positivo do centro brasileiro.
“Nosso centro tem crescido significativamente nos últimos anos no desenvolvimento de tecnologia global. Acreditamos que há muitas possibilidades de expansão aqui, por isso estamos investindo na construção de um novo prédio, em parceria com o Cimatec, que abrigará novos espaços para os nossos engenheiros e equipe de trabalho no Brasil”, afirmou Galmarini.
Embora a Ford tenha encerrado sua produção de veículos no Brasil em 2021, a empresa continua a investir no país, mantendo o Centro de Engenharia em Camaçari, o hub de inovação em Salvador e o Centro de Testes em Tatuí, no estado de São Paulo. Este centro de testes é considerado um dos maiores da América Latina, com foco no desenvolvimento de veículos e novas tecnologias.
Em Camaçari, a Ford emprega cerca de 1.500 profissionais que trabalham no desenvolvimento de tecnologias de software, motores e eletrificação de veículos, os quais são vendidos em diversos mercados ao redor do mundo. Além disso, a empresa utiliza seis prédios no Cimatec Park, e um novo edifício está em construção, com entrega prevista para 2026. O novo espaço contará com laboratórios de desenvolvimento e áreas de treinamento para os profissionais da Ford.
Durante a reunião, também foi formalizada a entrega de três novos veículos da Ford ao Governo do Estado da Bahia, em regime de comodato. Os automóveis serão utilizados nas cidades de Salvador e Brasília, como parte do processo de modernização da frota do governo estadual.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




