Durante a abertura do I Congresso Internacional de Estudos em Democracia, Desigualdades, Ruralidades e Territórios do Sul Global, realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2024, em Feira de Santana, foi formalizado um acordo de cooperação técnica e científica entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A iniciativa visa fortalecer o planejamento territorial e promover o desenvolvimento rural sustentável por meio de ações conjuntas.
O acordo tem como principais eixos a capacitação de pessoal, o desenvolvimento de projetos e a disseminação de conhecimento técnico e científico. Entre as atividades previstas estão a realização de eventos de formação, intercâmbio de técnicos e pesquisadores, produção de pesquisas acadêmicas e publicação de artigos científicos.
Um Grupo de Trabalho foi instituído para acompanhar e executar as ações propostas, unindo o Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial (PLANTERR) da UEFS e técnicos da SDR. Esse grupo será responsável pela articulação institucional e comunicação entre as entidades envolvidas. Além disso, o convênio prevê a oferta de vagas institucionais para servidores da SDR nos cursos de pós-graduação e mestrado da UEFS, respeitando as políticas de ações afirmativas, ampliando a inclusão e a qualificação técnica.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, destacou o impacto do acordo na formulação de políticas públicas.
“Este acordo simboliza o compromisso da SDR e da UEFS, por meio do PLANTERR, com a inovação e o desenvolvimento territorial sustentável, impulsionando iniciativas que contribuam para a construção de políticas públicas mais eficientes e integradas às necessidades do rural baiano.”
A reitora da UEFS, professora Amali Mussi, reforçou o papel da parceria na ampliação de conhecimentos e na redução de desigualdades.
“Precisamos investir na economia solidária, nos objetivos de desenvolvimento sustentável e no combate à pobreza. Este convênio fortalece projetos que beneficiam não apenas o Estado da Bahia, mas a sociedade brasileira como um todo.”
Congresso Internacional promove discussões sobre ruralidades e desigualdades
O I Congresso Internacional de Estudos em Democracia, Desigualdades, Ruralidades e Territórios do Sul Global, realizado na UEFS em formato híbrido, reuniu pesquisadores e especialistas para debater temas como democracia, pobreza, desigualdade de gênero, desafios urbanos e rurais, cultura e política. Promovido pelo Observatório Internacional de Estudos em Democracia, Desigualdades e Ruralidades no Sul Global, vinculado ao Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais (FLACSO BRASIL), o evento visa explorar a complexidade das interseções entre os fenômenos sociais, econômicos e ambientais do Sul Global em relação ao Norte Global.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




