Na manhã de quarta-feira (13/11/2024), a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 31 exames gratuitos de sorologia para o diagnóstico do HTLV, no Mercado de Arte Popular. A ação foi parte de uma iniciativa de busca ativa e conscientização sobre a infecção sexualmente transmissível, ainda pouco conhecida pela população. O evento visou ampliar o acesso à testagem e ao conhecimento sobre uma doença que pode ocasionar complicações de saúde.
O HTLV, que afeta atualmente 276 pessoas no município, pode não apresentar sintomas imediatos, dificultando o diagnóstico precoce. Quando os sintomas se manifestam, podem incluir problemas neurológicos, urológicos, além de doenças nos olhos e na pele. A transmissão ocorre de mãe para filho durante a gestação ou amamentação, por relações sexuais desprotegidas e pelo compartilhamento de seringas e agulhas.
O local escolhido para a testagem, o Mercado de Arte Popular, foi estratégico por ser um ponto de grande circulação de pessoas, proporcionando acesso facilitado a trabalhadores e visitantes. De acordo com o médico infectologista Denio Barros, presente no evento, a realização de ações como essa é crucial para o diagnóstico precoce de infecções como o HTLV, que, embora muitas vezes assintomáticas, podem ter consequências graves a longo prazo. Barros também destacou a importância da conscientização para reduzir estigmas associados às infecções sexualmente transmissíveis.
Em Feira de Santana, os pacientes diagnosticados com HTLV recebem assistência especializada no Ambulatório de Infectologia da Prefeitura. O local oferece acompanhamento médico com infectologistas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas. Desde 2023, o HTLV passou a ser uma doença de notificação compulsória, obrigando que os casos sejam reportados ao Ministério da Saúde.
Vanice Venas, enfermeira referência técnica em HTLV da Secretaria de Saúde, ressaltou que o diagnóstico é apenas o primeiro passo para o tratamento. “Após o diagnóstico, fornecemos suporte contínuo, garantindo que o paciente receba os cuidados e orientações adequadas para conviver de forma saudável com a condição”, afirmou. Ela também explicou que os resultados dos exames realizados serão disponibilizados em um prazo de 10 a 15 dias, com a garantia de privacidade. Pacientes com diagnóstico positivo passarão por um novo exame para confirmação da doença e terão acompanhamento médico especializado.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




