A agricultura familiar tem um importante e promissor papel no desenvolvimento socioeconômico e sustentável, especialmente na Bahia, onde a diversidade cultural e climática favorece uma produção agrícola diversificada e rica.
Tal modelo de produção atende ao sustento de milhares de famílias e pode ser responsável por uma expressiva parcela dos alimentos consumidos no estado e em todo o país. É necessário investimento nos cursos de formação, na contratação de empresas que orientem os ciclos produtivos e financiamento, com liberação de crédito.
A agricultura familiar desempenha um papel relevante na segurança alimentar, auxiliando no abastecimento de feiras livres, mercados locais e programas institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Esse modelo de produção também promove a geração de emprego no campo, reduz o êxodo rural, mantendo a força de trabalho em seus municípios de origem. E fortalece a permanência das famílias em suas propriedades e, por meio de práticas agroecológicas, contribui para a sustentabilidade, preservando os recursos naturais e a biodiversidade.
Neste anos recentes, a agricultura familiar na Bahia tem avançado significativamente, impulsionada por políticas públicas e pelo fortalecimento de associações e cooperativas. Esses avanços resultam de programas de incentivo e financiamento que oferecem subsídios, crédito rural e assistência técnica, além do papel essencial das organizações comunitárias, que facilitam o acesso a mercados, promovem a capacitação e incentivam a comercialização conjunta, aumentando a renda dos agricultores.
No sul da Bahia, empresas desenvolvem atualmente iniciativas que promovem a diversificação econômica nas comunidades rurais de sua área de atuação, por meio de capacitação técnica, acesso a mercados e incentivo ao uso de práticas sustentáveis. Essas ações ajudam os agricultores a melhorarem a produtividade e aumentar a renda, enquanto preservam os recursos naturais. Há ainda, as associações têm se adaptado às exigências do mercado moderno, investindo na produção de itens orgânicos, certificados e com valor agregado, como derivados de frutas e doces artesanais, reforçando ainda mais a relevância da agricultura familiar para o desenvolvimento da região. As famílias precisam agora de financiamento para poder contratar pessoas e ter insumos.
A HENVIX, como empresa de consultoria socioambiental, desempenha um papel essencial no fortalecimento da agricultura familiar. Sua atuação contribui para o desenvolvimento de habilidades em governança, formação de lideranças, gestão coletiva e comercialização da produção rural. Com esse suporte, a empresa assegura a sustentabilidade das atividades agrícolas realizadas por associações, promovendo práticas que equilibram o desenvolvimento econômico com a conservação ambiental. É o caminho.
*Laiza Mirelle, engenheira ambiental da Henvix.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




