A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizou, nesta segunda-feira (15/01/2025), a posse da deputada Jusmari Oliveira (PSD), que assume a vaga aberta pelo prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro. O evento foi conduzido pelo presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes, que destacou a importância do aumento da bancada feminina na Casa. Com a posse de Jusmari, a Assembleia passa a contar com nove deputadas, o que representa um avanço no cenário político da Bahia.
Durante a solenidade, que ocorreu no gabinete da presidência da Assembleia, Adolfo Menezes expressou sua satisfação em ver a composição da bancada feminina crescer.
“Quis o destino que pudesse ter a honra de empossar a deputada Jusmari Oliveira, vendo aumentar para nove o número de deputadas na bancada feminina da ALBA. É uma parlamentar experiente e que fez um excelente trabalho à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Sei que foi muito difícil para o governador Jerônimo Rodrigues abrir mão de uma secretária tão dinâmica e proativa”, afirmou o presidente da ALBA.
Jusmari Oliveira: Retorno à Casa do Povo
Em seu discurso de posse, a deputada Jusmari Oliveira fez questão de destacar sua longa trajetória política e sua ligação com a Assembleia Legislativa da Bahia.
“Esta Casa está diretamente ligada à minha vida. Foi nesses corredores que os meus filhos Phelipe e Victória praticamente foram criados, quando assumi pela primeira vez o mandato, em 1997. Nossos planos são submetidos aos desígnios de Deus. É a Ele a quem agradeço, assim como também expresso minha gratidão ao governador Jerônimo Rodrigues pela confiança e pela oportunidade que me deu nesses quase dois anos de governo”, declarou a deputada, enfatizando o compromisso com o povo baiano.
A solenidade também contou com a presença de diversos parlamentares, incluindo os deputados Marquinhos Viana (PV), Marcelinho Veiga (UB) e Laerte do Vando (PSC), que prestigiaram a posse de Jusmari Oliveira.
Trajetória Política de Jusmari Oliveira
Jusmari Terezinha de Souza Oliveira, natural de Barreiras, iniciou sua carreira política como vereadora de sua cidade natal, sendo eleita para os mandatos de 1989-1992 e reeleita para 1993-1996. Em 1994, assumiu o cargo de suplente de deputada estadual, exercendo o mandato de 1997 a 2007. Em 2006, foi eleita deputada federal, e em 2010, foi escolhida prefeita de Barreiras. Entre 2019 e 2023, voltou à ALBA, onde teve atuação destacada, especialmente na Comissão Especial de Divisão Territorial, que resultou na criação do município de Luís Eduardo Magalhães. Além disso, de 2022 até o início deste ano, Jusmari exerceu a função de secretária estadual de Desenvolvimento Urbano.
Impacto da Emancipação de Luís Eduardo Magalhães
Um dos marcos da carreira política de Jusmari Oliveira foi sua atuação na Comissão Especial de Divisão Territorial, em que liderou o processo de emancipação do município de Luís Eduardo Magalhães. O município, criado em 30 de março de 2000 pela Lei 7.619/00, surgiu com base em um Projeto de Lei de autoria de Jusmari, que viabilizou o desmembramento do território de Barreiras, especificamente do distrito de Mimoso do Oeste.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




