Procon fiscaliza práticas comerciais na Feira do Livro Usado em Feira de Santana

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Feira de Santana promoveu, na tarde desta quinta-feira (16/01/2025), uma fiscalização na Feira do Livro Usado, montada na calçada do estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas. A ação faz parte da operação “Volta às Aulas” e teve como foco garantir que as práticas comerciais estejam em conformidade com a legislação vigente, além de orientar os expositores.

Maurício Carvalho, superintendente do Procon, afirmou que a operação tem o objetivo de assegurar que apenas livros usados sejam comercializados na feira, sendo vedada a venda de livros novos ou edições destinadas a professores.

“Estamos presentes na Feira do Livro Usado para fiscalizar os estandes. Caso sejam identificadas irregularidades, como a presença de livros novos ou exemplares reservados para docentes, as mercadorias são recolhidas e os expositores orientados a realizar ajustes”, explicou.

Durante a fiscalização, foram emitidos autos de visita e orientações para os participantes. Carvalho reforçou que a presença do Procon na feira é essencial para garantir que os consumidores possam realizar suas compras de forma segura e dentro da legalidade.

A Feira do Livro Usado, que ocorre anualmente de janeiro a março, se consolidou como uma alternativa para famílias que buscam economizar no período de volta às aulas. Jussara Bacelar, coordenadora da Associação do Livro Usado, destacou a importância do evento para a economia familiar e para a promoção da sustentabilidade.

“A feira permite que os pais adquiram livros por preços acessíveis, que podem chegar a 70% de desconto em relação ao preço das livrarias. Além disso, incentivamos a reutilização dos livros, contribuindo para a redução de desperdícios e promovendo um destino sustentável para os materiais”, afirmou.

Em seu 19º ano, a feira tem atraído um grande número de visitantes e se reafirma como uma iniciativa relevante para o município. Além de oferecer economia, o evento também fomenta práticas sustentáveis e reforça a importância da reutilização de materiais no contexto escolar.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading