A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), deflagrou nesta quinta-feira (09/01/2025) a Operação Indignos, resultando na captura de sete suspeitos ligados a uma organização criminosa. As ações, realizadas em diversas localidades da Bahia e em outros estados, têm como objetivo desmantelar um esquema que movimentou aproximadamente R$ 150 milhões ao longo de três anos.
As investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada Antissequestro (DAS), identificaram o modus operandi do grupo, que realizava extorsão mediante sequestro, com consequências fatais em alguns casos, para ocultar outras atividades ilegais, como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Durante a operação, seis mandados de prisão temporária foram cumpridos, incluindo dois policiais militares que, segundo a Polícia Civil, responderão pelo crime de organização criminosa. Um suspeito foi preso em flagrante.
A Operação Indignos mobilizou aproximadamente 200 agentes de diversas unidades e departamentos especializados, entre eles os Departamentos de Repressão e Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e a Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core). Também participaram a Corregedoria da Polícia Civil e a Polícia Militar.
Os mandados foram cumpridos em Salvador e nas cidades de Candeias, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila e Camaçari, além de outras localidades em cinco estados. Segundo o delegado Thomas Galdino, diretor do Deic, a operação também busca rastrear e confiscar os bens obtidos de forma ilícita pelo grupo criminoso.
A Polícia Civil declarou que as investigações continuam para identificar outros integrantes da organização e detalhar suas fontes de renda. Uma coletiva de imprensa foi agendada para as 11h30 no Complexo da Polícia Civil, em Salvador, onde o delegado Thomas Galdino apresentará os resultados preliminares da operação.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




