Adolfo Menezes é reeleito presidente da ALBA com ampla maioria de votos; Deputado conquista terceira vitória consecutiva

O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) foi reeleito, nesta segunda-feira (03/02/2025), para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), alcançando 61 votos entre os 63 possíveis. A sessão, conduzida pelo ex-presidente da ALBA, deputado Nelson Leal (PP), registrou a ausência do deputado Mateus Ferreira e um voto para o deputado Hilton Coelho (PSOL).

Em seu discurso de agradecimento, Menezes expressou reconhecimento pelo apoio dos parlamentares. “Ser reconduzido para um terceiro mandato como chefe do Legislativo baiano é uma grande responsabilidade. Agradeço a todos pela confiança”, declarou.

Na histórica sequência de eleições para a presidência da Casa, Menezes obteve 60 votos em 2021 e 61 em 2023, consolidando sua liderança no parlamento estadual.

Composição da Mesa Diretora

A eleição também definiu a nova composição da Mesa Diretora da ALBA para o biênio 2025-2027. Foram eleitos:

  • 1ª Vice-Presidência: Ivana Bastos (PSD)
  • 2º Vice-Presidência: Marquinho Viana (PV)
  • 3º Vice-Presidência: Hassan (PP)
  • 4º Vice-Presidência: Laerte do Vando (Podemos)
  • 1ª Secretaria: Samuel Júnior (Republicanos)
  • 2ª Secretaria: Kátia Oliveira (União)
  • 3ª Secretaria: Vitor Azevedo (PL)
  • 4ª Secretaria: Fabrício Falcão (PCdoB)

Para as suplências, foram escolhidos Luciano Simões, Soane Galvão, Fátima Nunes, Zé Raimundo e Jurailton Santos.

Trajetória política

Natural de Campo Formoso, no Centro-Norte da Bahia, Adolfo Menezes tem uma longa história na política estadual. Economista, foi prefeito do município em 2012 e ocupou diversas funções na administração pública antes de ingressar na ALBA em 2007. Desde então, foi reeleito sucessivamente, estando atualmente em seu quinto mandato.

Na Assembleia Legislativa, Menezes atuou como vice-líder e líder de bancadas, presidente de comissões técnicas e 1º vice-presidente da Casa entre 2015 e 2017. Em 2021 e 2022, assumiu interinamente o governo da Bahia em duas ocasiões.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading