Na tarde deste sábado (01/02/2025), o Senado Federal reelegeu o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para a presidência da Casa, com 73 votos. Alcolumbre, que já havia ocupado o cargo entre 2019 e 2021, assumirá novamente a liderança do Senado para o biênio 2025-2027. A disputa foi acirrada, com o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) recebendo 4 votos cada.
Apesar do respaldo expressivo que recebeu durante o processo eleitoral no Senado, o senador Alcolumbre segue sendo mencionado na Operação Overclean, uma investigação da Polícia Federal que apura suspeitas de corrupção envolvendo membros do Congresso Nacional e suas relações com grupos empresariais. Embora Alcolumbre ainda não tenha sido formalmente acusado de qualquer crime, sua vinculação ao caso gerou discussões sobre a imparcialidade e transparência no Senado, além de levantar questionamentos sobre a influência política nas investigações.
A Operação Overclean, que teve início em 10 de dezembro de 2024, busca esclarecer supostas irregularidades em contratos e emendas parlamentares de senadores e deputados federais. Davi Alcolumbre foi citado em documentos relacionados à investigação, o que gerou um ambiente de incerteza sobre o impacto que a operação pode ter em sua liderança. Até o momento, o senador nega qualquer envolvimento em atos ilícitos e garante que sua reeleição reflete a confiança de seus pares no trabalho desenvolvido à frente da Casa.
Davi agradece por ‘votação expressiva’
No primeiro discurso como presidente do Senado, Davi Alcolumbre, agradeceu a votação expressiva que obteve dos parlamentares. Ele prometeu atuar na construção de consensos para melhorar a vida do povo brasileiro.
— Minhas primeiras palavras não poderiam ser outras: muito obrigado pela confiança novamente em mim depositada. Tenham certeza de que buscarei, ao longo dos próximos dois anos, fazer jus a essa confiança, consolidada na votação expressiva com que me honraram no dia de hoje. Quero ser um catalizador do desejo deste Plenário e ajudar a construir os consensos necessários para melhorar a vida da população brasileira — disse.
Biografia
Davi Alcolumbre nasceu em 19 de junho de 1977, em Macapá. Começou a carreira política como vereador da capital amapaense, eleito pelo PDT em 2001.
No ano seguinte, elegeu-se deputado federal. Em 2005, filiou-se ao então Partido da Frente Liberal (depois chamado Democratas e, hoje, União Brasil). Em 2006, conquistou um novo mandato na Câmara dos Deputados.
Em 2009, licenciou-se para assumir o cargo de secretário municipal de Obras e Serviços Públicos de Macapá, durante a gestão do prefeito Roberto Góes. Retornou à Câmara em março de 2010, concorreu a mais um mandato e foi reeleito.
Em 2014, foi eleito senador. Em 2015, comandou a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo e, em 2018, licenciou-se para concorrer ao governo do Amapá, mas não foi eleito.
Na volta ao Senado, em 2019, foi escolhido presidente da Casa pela primeira vez, o mais jovem a ocupar o cargo. Naquele mesmo ano, como presidente da República em exercício, assinou a transferência definitiva das terras da União ao Amapá, uma reivindicação do estado de mais de 30 anos.
Foi reeleito para o Senado em 2022 e presidia a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Leia +
Senado Federal elege Mesa Diretora para o biênio 2025-2027; Conheça nomes
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




