O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), fez suas últimas declarações à imprensa no final da manhã deste sábado (01/02/2025), após participar de uma reunião que consolidou um bloco de 17 partidos, dos 20 com representação na Casa, em torno da candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) para sua sucessão. A eleição para a mesa diretora acontecerá às 16h e definirá o futuro comando da Câmara dos Deputados para os próximos dois anos.
Lira, que comandou a Casa por quatro anos, destacou o amplo apoio que Motta recebeu dos partidos, ressaltando que a unidade predominante reflete o comportamento da Câmara durante sua gestão.
“A Câmara chega completamente unida, como se comportou ao longo desses últimos anos, com decisão quase unânime de todos os partidos da Casa. A exceção é a Federação PSOL-Rede, e o Novo, que apresentou um candidato também, mas os demais partidos aqui representados terminaram agora uma reunião administrativa obrigatória”, afirmou o presidente.
A eleição, que ocorrerá por meio de votação eletrônica, contará com três candidatos à presidência: Hugo Motta, Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), que se apresenta como candidato avulso, e Marcel van Hattem (Novo-RS), indicado pelo Partido Novo. Lira indicou que o processo será rápido e tranquilo, com a expectativa de que a votação seja concluída em aproximadamente duas horas.
“Espero que tudo transcorra como vem acontecendo. Nós deveremos ter uma eleição tranquila, espero que rápida”, comentou o presidente da Câmara.
A eleição definirá não apenas o novo presidente da Câmara, mas também os ocupantes dos outros seis cargos mais importantes da mesa diretora, incluindo 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário, além de quatro suplentes.
O bloco que apoia Hugo Motta é formado por diversos partidos, incluindo o PT, que comanda o governo federal, e o PL, principal partido de oposição. Juntas, essas siglas somam 494 dos 513 deputados federais. Os outros dois partidos, Novo (4 deputados) e a Federação PSOL-Rede (14 deputados), optaram por candidaturas separadas. Esse grande apoio a Motta reflete o consenso que se formou em torno de sua candidatura.
“O resultado sendo confirmado, o próximo presidente, que não temos dúvida de que será o deputado Hugo Motta, presidirá a abertura do restante da votação dos membros da mesa diretora”, completou Lira.
Em 2023, Arthur Lira foi reeleito para a presidência da Câmara com 464 votos, a maior votação da história do cargo. Espera-se que Hugo Motta obtenha uma votação igualmente expressiva, ou até superior, para assumir a liderança da Câmara dos Deputados.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




