A Câmara Municipal de Salvador passa a contar com a liderança de Eliete Paraguassu (PSOL) à frente de sua bancada, a partir da indicação do partido para os primeiros seis meses de seu mandato. Com a vice-liderança do vereador Hamilton Assis (PSOL), a bancada do partido pretende fortalecer a presença e a representatividade de segmentos historicamente marginalizados na política local, como mulheres negras e a população periférica.
Eliete Paraguassu, eleita com 8.479 votos, destacou o compromisso do PSOL em seguir um caminho de resistência e de continuidade das experiências de mandatos anteriores do partido, como os de Hilton Coelho, Marcos Mendes e as Pretas por Salvador. A vereadora ressaltou a desigualdade social que marca Salvador e a falta de representatividade da maioria da população, composta principalmente por mulheres negras, na Câmara Municipal.
“Salvador é uma cidade profundamente desigual, onde a maioria da população é composta por mulheres negras que não encontram representatividade nesta Casa. Por isso, queremos seguir nesse espaço como ato de resistência”, afirmou Paraguassu.
O vereador Hamilton Assis, por sua vez, afirmou que o PSOL tem um desafio especial, representando a população negra em uma cidade onde as desigualdades sociais são amplamente visíveis. “Não é uma tarefa fácil porque o nosso povo não se reconhece aqui nesse espaço e, por isso, não vê esse local como opção a ser ocupado”, comentou Assis, ressaltando a importância de abrir novos caminhos para a população negra se ver representada politicamente.
A vereadora também destacou que a bancada do PSOL tem como objetivo “aquilombar a Câmara de Salvador”, no sentido de aproximar ainda mais a população local dos debates sobre a cidade e suas questões. Para ela, a Casa precisa refletir a diversidade do povo soteropolitano.
“A Casa precisa se pintar de povo”, declarou Eliete.
Eliete Paraguassu, marisqueira e moradora da Ilha de Maré, chegou à Câmara Municipal com um compromisso claro com a população das periferias e com a luta pelos direitos das mulheres e da população negra. Hamilton Assis, nascido na capital da resistência, também carrega em seu histórico uma forte militância na defesa dos direitos sociais, tendo sido eleito com 7.691 votos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




