O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, acompanhou nesta quarta-feira (19/02/2025) o trabalho de revisão técnica e operacional dos trens que serão utilizados no VLT do Subúrbio de Salvador. A visita ocorreu na sede da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), em Hortolândia (SP), empresa responsável pela fabricação e manutenção dos vagões.
O processo de revisão abrange a checagem completa da carroceria, motores e componentes internos das composições, substituição de peças de borracha, baterias, renovação da pintura e testes em todos os equipamentos mecânicos e elétricos. Segundo Renato Meirelles, presidente da CAF Brasil, o trabalho garante que os trens estejam em estado equivalente a novo, assegurando durabilidade e eficiência para operação em Salvador.
Qualidade e segurança no transporte ferroviário
Com a conclusão da revisão técnica, as composições estarão aptas a operar no VLT do Subúrbio, garantindo segurança e conforto aos passageiros. Parte dos trens passará por adaptações específicas, incluindo espaços para o transporte de produtos por marisqueiras, atendendo às necessidades dos trabalhadores locais.
O modelo URBOS 100, utilizado no sistema, é reconhecido internacionalmente por sua eficiência e durabilidade. Lançado em 2008, é fabricado pela CAF e opera em mais de 50 cidades ao redor do mundo, incluindo locais na França, Itália, Inglaterra e EUA. Cada composição possui sete vagões, duas cabines de comando e 45 metros de extensão, transportando até 400 passageiros a uma velocidade de até 80 km/h.
Investimentos e cronograma de implantação
O Governo da Bahia investiu cerca de R$ 820 milhões na aquisição de 40 composições. Até o momento, 14 trens já chegaram à fábrica da CAF em Hortolândia, com previsão de que os demais sejam entregues até o final de 2025.
Conforme o planejamento, à medida que forem concluídas, as composições serão enviadas a Salvador, onde os testes nos trilhos do Subúrbio estão programados para o início de 2026. Durante a visita, Jerônimo Rodrigues reforçou a importância da celeridade no processo para garantir que o cronograma seja cumprido.
Atualmente, mais de 10% das obras do VLT já foram executadas. O projeto prevê a construção de 36,4 quilômetros de trilhos, ampliando a mobilidade urbana e a infraestrutura de transporte público na região metropolitana de Salvador.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from rnal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




