Com o início do ano letivo na rede municipal de Feira de Santana marcado para esta quinta-feira (06/02/2025), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está intensificando as orientações sobre cuidados essenciais para garantir a saúde e o bem-estar dos estudantes. A principal recomendação é que os pais e responsáveis mantenham o cartão de vacinação dos alunos atualizado, uma medida preventiva eficaz para proteger as crianças e adolescentes de doenças como sarampo, caxumba, rubéola, e outras doenças contagiosas.
O secretário de Saúde, Rodrigo Matos, enfatizou que a proteção das crianças contra doenças contagiosas deve ser uma prioridade para o retorno às aulas.
“O retorno seguro às aulas começa com a garantia de que os estudantes estão protegidos contra doenças contagiosas. As unidades da Atenção Primária à Saúde, como as USF e UBS, estão abastecidas com as vacinas essenciais e preconizadas pelo Ministério da Saúde, que são fundamentais para a saúde da criança e do adolescente”, afirmou o secretário.
Na rede municipal de ensino, há cerca de 52.587 alunos na faixa etária entre 6 e 14 anos, que estão entre os grupos prioritários para vacinas como a do HPV e contra a dengue. Rodrigo Matos reforçou a importância da vacina contra a dengue, que deve ser aplicada em duas doses para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, especialmente durante o período de mobilização contra o Aedes aegypti.
“É fundamental que os pais levem seus filhos a uma das unidades de saúde para garantir a vacinação contra a dengue e outras doenças”, destacou.
Além das vacinas contra a dengue e HPV, outras imunizações essenciais, como a Tríplice viral, DTP, vacina meningocócica, contra hepatites A e B, poliomielite, e a vacina contra a gripe, também estão disponíveis. O secretário de Saúde reforçou que a vacinação salva vidas, sendo um dos principais meios de prevenção e proteção à saúde da população.
O Programa Saúde na Escola (PSE) também contribui para a promoção da saúde no ambiente escolar, com a previsão de atender 160 escolas públicas em Feira de Santana. De acordo com Vanessa Cajuí, referência técnica do PSE no município, a equipe do programa, composta por enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, e outros profissionais da saúde, realiza atividades educativas e preventivas nas escolas. Entre os temas abordados estão a saúde bucal, prevenção de doenças, a verificação da situação vacinal, além de orientações sobre saúde sexual e reprodutiva, alimentação saudável, e prevenção da obesidade.
A adesão ao PSE entre o Município e o Ministério da Saúde segue até o dia 21 de março, sendo uma pactuação anual que visa garantir a saúde e o bem-estar dos estudantes ao longo do ano letivo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




