Audiência pública na Câmara Municipal de Feira de Santana debaterá poluição dos rios Jacuípe e Paraguaçu

A Câmara Municipal de Feira de Santana realiza nesta quarta-feira (26/03/2025) uma audiência pública para discutir a poluição dos rios Jacuípe e Paraguaçu. O debate contará com a participação de autoridades municipais e estaduais, além de representantes de órgãos ambientais e da sociedade civil. A iniciativa é dos vereadores Jurandy Carvalho (PSDB) e Ismael Bastos (PL).

O objetivo da audiência é apresentar as demandas relacionadas à preservação dos recursos hídricos e cobrar ações concretas de enfrentamento à poluição dos rios e mananciais que abastecem o município. Segundo Jurandy Carvalho, o debate busca envolver as instituições responsáveis para discutir soluções e encaminhar propostas sobre o tema.

Em pronunciamento na sessão desta terça-feira (25/03/2025), Jurandy Carvalho informou que realizou visitas ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e à Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema), acompanhado do vereador Eli Ribeiro (Republicanos). Na oportunidade, convidaram diretamente os representantes dos órgãos para a audiência pública.

O vereador destacou a necessidade de ações governamentais urgentes diante do cenário atual de degradação ambiental em rios, lagoas e riachos da cidade. Ele lembrou que o Lago de Pedra do Cavalo abastece cerca de sete milhões de pessoas e é utilizado por mais de 10 mil pescadores como fonte de sustento.

Durante o pronunciamento, Jurandy Carvalho informou ainda que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem desenvolvido medidas para enfrentar o problema. Segundo o vereador, a titular da pasta, Jaciara Moreira Costa, está organizando ações de limpeza dos riachos urbanos, visando minimizar os impactos ambientais.

O parlamentar ressaltou que a mobilização da Secretaria de Meio Ambiente representa uma oportunidade para o município adotar práticas de preservação e recuperação dos recursos hídricos. A audiência pública tem como propósito reunir sugestões e ampliar o diálogo entre os setores envolvidos na defesa do meio ambiente.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading