Na manhã de segunda-feira (11/03/2025), a Fundação Hospitalar de Feira de Santana promoveu uma ação de saúde voltada para os idosos do Projeto Nosso Lar, localizado no bairro Feira IV. A atividade incluiu serviços de coleta de sangue, afirmação de pressão arterial e teste de glicemia, sendo organizada pelos profissionais do laboratório de análises clínicas do Hospital Inácia Pinto dos Santos, também conhecido como Hospital da Mulher. A ação foi realizada em alusão ao Mês da Mulher, com o objetivo de proporcionar cuidados à saúde dos idosos acolhidos pelo projeto.
Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, afirmou que a Prefeitura de Feira de Santana tem investido constantemente na promoção de saúde, com ênfase no acesso aos serviços de saúde e na qualificação dos profissionais das unidades de saúde sob a administração da autarquia municipal.
“O objetivo dessa ação é garantir a acessibilidade dos serviços de saúde para os idosos, considerando que muitos enfrentam dificuldades para se deslocar até os postos de saúde. Por isso, estamos levando os cuidados até eles, no ambiente em que vivem”, disse Gilberte Lucas.
A técnica de laboratório do Hospital da Mulher, Eliene Almeida, destacou o caráter preventivo da ação. Ela detalhou os serviços realizados, que incluíram a coleta de material para exames bioquímicos, glicemia, colesterol, hormônios, e hematologia, entre outros, de acordo com as necessidades individuais de cada idoso.
O Projeto Nosso Lar, que acolhe 34 idosos, está localizado na Rua A – Feira IV, no bairro Calumbi. Um dos beneficiados pela ação foi Ademário Figueredo Barbosa, de 74 anos, natural de Serra Preta, município localizado a 55 quilômetros de Feira de Santana. Ademário, que escolheu residir no projeto para receber cuidados de saúde, afirmou:
“Eu optei em sair da minha casa para viver aqui e receber os cuidados que preciso para a minha saúde”.
Monalisa Silva Carneiro, coordenadora do Projeto Nosso Lar, explicou que a Associação Cristã Nacional, responsável pela gestão do projeto, acolhe idosos e dependentes químicos há 12 anos. “Atualmente, cuidamos de 34 idosos, oferecendo assistência multiprofissional, com atendimento especializado, acompanhamento psicológico e fisioterapias diárias”, afirmou Monalisa, destacando que o projeto oferece um ambiente acolhedor e de convívio domiciliar.
A coordenadora também ressaltou a importância das ações promovidas pela Fundação Hospitalar.
“Essas atividades são essenciais para nossos idosos e ocorrem ao longo do ano. Agradecemos a Gilberte Lucas pelo olhar sensível e pelo atendimento contínuo, não apenas nas campanhas especiais, mas sempre que possível”, concluiu Monalisa.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




