O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (11/03/2025) que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, retome o contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro. A mesma decisão resultou na devolução do passaporte de Costa Neto, que havia sido apreendido durante as investigações relacionadas à suposta trama golpista.
Além disso, Moraes revogou outras medidas cautelares impostas a Costa Neto, incluindo a proibição de sair do país, o bloqueio de contatos com outros investigados, e a restrição de participação em festas e homenagens promovidas pelas Forças Armadas e a Polícia Militar. Essas medidas haviam sido determinadas em fevereiro do ano passado, após a Operação Tempus Veritatis da Polícia Federal.
A defesa de Valdemar Costa Neto havia solicitado a revogação das medidas, argumentando que o presidente do PL não havia sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e que, portanto, não havia justificativa para a manutenção das restrições. A defesa destacou que a ausência de denúncia indicava a inexistência de motivos para continuar com as medidas cautelares.
Moraes concordou com os argumentos apresentados e, além de autorizar o contato com Bolsonaro, determinou também a devolução de R$ 53 mil apreendidos pela Polícia Federal, além de relógios Rolex e Bulgari e celulares que haviam sido confiscados.
Na decisão, o ministro justificou que, apesar de Costa Neto ter sido indiciado no relatório final da investigação, a PGR não o denunciou, o que, segundo Moraes, exclui os requisitos necessários para a manutenção das medidas cautelares.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




