Na segunda-feira (24/03/2025), a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, recebeu em audiência os vice-almirantes Antonio Carlos Cambra e Gustavo Calero Garriga Pires. O encontro antecede a transmissão do cargo de Comandante do II Distrito Naval, que será realizada na quinta-feira (27/03), às 10h, na sede da Marinha do Brasil, no bairro do Comércio, em Salvador.
A solenidade contará com a presença do Almirante-de-Esquadra Cláudio Henrique Mello de Almeida, Comandante de Operações Navais. Na ocasião, o vice-almirante Antonio Carlos Cambra passará o comando ao vice-almirante Gustavo Garriga, que assumirá a responsabilidade sobre a área de jurisdição do II Distrito Naval, que abrange os estados da Bahia e de Sergipe.
Durante a audiência, a deputada Ivana Bastos destacou a relevância da Marinha para o fortalecimento da economia do mar na Bahia. A presidente da ALBA também agradeceu ao vice-almirante Cambra pelos serviços prestados e lembrou a concessão do título de Cidadão Baiano ao militar, aprovada pelo Legislativo estadual em 2024.
O vice-almirante Gustavo Garriga ressaltou a importância da missão e do potencial marítimo da Bahia. Segundo o novo comandante, o estado possui o maior litoral do Brasil, com mais de 1.100 quilômetros de extensão, fator determinante para o desenvolvimento da economia azul e para a utilização sustentável dos recursos marítimos.
O vice-almirante Cambra destacou o avanço na implementação do Cluster Tecnológico Naval da Bahia, lançado durante sua gestão, com o objetivo de impulsionar o setor e gerar desenvolvimento econômico para a região. A iniciativa visa ampliar o aproveitamento das potencialidades da Amazônia Azul e fortalecer a presença da Marinha do Brasil na costa baiana e sergipana.
Comandando 21 organizações militares subordinadas, o vice-almirante Cambra encerra o ciclo no II Distrito Naval após atuar diretamente no fortalecimento das ações de defesa, segurança e promoção da economia marítima na região.
Perfil do novo comandante
Natural do Rio de Janeiro (RJ), o vice-almirante Gustavo Garriga foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2024. Ao longo da carreira, comandou o Navio Patrulha Gurupá, a Fragata União, o Corpo de Aspirantes da Escola Naval, o Navio-Escola Brasil e o Centro Integrado de Segurança Marítima. Também exerceu o cargo de Subchefe de Operações do Comando de Operações Navais e de Comandante de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul. Antes da designação para a Bahia, foi Diretor da Escola de Guerra Naval.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




