O Partido dos Trabalhadores da Bahia confirmou nets quinta-feira (13/03/2025) três candidatos para disputar a presidência do Diretório Estadual por meio do Processo de Eleição Direta (PED). Os postulantes são Ellen Coutinho, Liu Durães e Sandro Magalhães. A eleição ocorrerá no dia 6 de julho de 2025, com votação por urnas eletrônicas.
Processo Eleitoral e Participação no PED 2025
O secretário de Organização do PT Bahia, Osmar Galdino (Jojó), enfatizou a dimensão histórica do PED deste ano. Segundo ele, o partido registrou 26.429 novas filiações recentemente, alcançando um total de 192 mil filiados. A eleição envolverá 350 cidades, abrangendo os níveis municipal, estadual e nacional, com 49 municípios realizando exclusivamente o PED municipal.
“Estamos confiantes de que teremos um processo altamente participativo”, declarou Jojó.
Os Candidatos ao Diretório Estadual
Ellen Coutinho
- Idade: 35 anos
- Formação: Economista
- Trajetória: Integrante do Diretório Nacional do PT e diretora da Fundação Perseu Abramo desde 2020. Já atuou como secretária Estadual de Formação Política e secretária Estadual de Juventude do PT.
- Histórico eleitoral: Foi candidata à presidência do PT Bahia em 2019, obtendo cerca de 40% dos votos, sendo derrotada por Éden Valadares.
Liu Durães
- Idade: 41 anos
- Formação: Engenheira Agrônoma pela UNEB
- Trajetória: Militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desde a infância. Já integrou as direções estadual e nacional do MST e a direção estadual do PT.
- Atuação: Defensora da reforma agrária e da agroecologia, filiada ao partido desde 2006.
Sandro Magalhães
- Idade: 39 anos
- Formação: Graduado em Letras, especialista em Estudos Culturais e História, mestrando em Cultura e Sociedade pela UFBA.
- Trajetória: Presidente do PT de Serrinha, ex-vereador aos 19 anos, envolvido nos movimentos de juventude e estudantil.
- Atuação: Professor da rede pública, ex-secretário de Educação de Serrinha, ex-superintendente de Cultura do Estado da Bahia e ex-chefe de gabinete do deputado Osni Cardoso. Participou das coordenações das campanhas de Jaques Wagner, Rui Costa e Lula no Território do Sisal.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




