O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) notificou 750 ocorrências relacionadas a acidentes de trabalho em 2024. Nos três primeiros meses de 2025, foram 36 registros, enquanto no mesmo período de 2023 o número foi 184. Apesar da aparente redução, o órgão esclarece que a inclusão dos casos na estatística ocorre somente após a investigação, inspeção e análise documental.
Importância das notificações
A coordenadora do Cerest, Valdenice Queiroz, destaca que a notificação dos acidentes de trabalho é fundamental para a identificação dos principais riscos à saúde e segurança dos trabalhadores. O objetivo é permitir que o órgão atue na prevenção e implemente ações junto à rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre as ocorrências registradas, metade está relacionada a situações de violência e acidentes de trânsito. Já os acidentes no setor da construção civil correspondem a um terço das mortes notificadas.
O Cerest atende 27 municípios da microrregião, onde realiza capacitações, inspeções e registros de notificações.
“As ações e o acolhimento ao trabalhador são estendidos para outras cidades da região”, afirma Valdenice Queiroz.
Trabalho informal e saúde mental
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verena Leal, chama atenção para o aumento dos casos de doenças relacionadas à saúde mental, muitas vezes associadas a sobrecarga no ambiente de trabalho.
Ela também destaca a vulnerabilidade dos trabalhadores informais, incluindo motoristas por aplicativo e motociclistas. Segundo a coordenadora, há um alto índice de adoecimento, especialmente entre mulheres, e muitas ocorrências não são notificadas.
Doenças como LER (Lesões por Esforços Repetitivos), intoxicações por agrotóxicos, doenças pulmonares causadas por exposição à poeira e dermatoses estão entre os principais problemas registrados.
“O adoecimento no ambiente de trabalho ainda é pouco visível, mesmo com as ações do Cerest para estimular a busca por atendimento nos serviços de saúde”, observa Verena Leal.
Programação de atividades
Durante o Abril Verde, o Cerest promove ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
No dia 25 de abril, será realizada uma atividade no posto da Polícia Rodoviária Federal (BR-116), das 8h às 13h, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Atenção Básica.
A programação inclui vacinação, testes rápidos para sífilis, hepatites B e C e HIV, além de aferição de pressão arterial para caminhoneiros e trabalhadores rodoviários. O objetivo é sensibilizar os profissionais sobre práticas seguras e cuidados com a saúde no trabalho.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




