A situação da segurança pública em Feira de Santana foi o tema de uma audiência pública realizada na manhã de quinta-feira (24/04/2025), na Câmara Municipal, reunindo autoridades policiais, representantes do Legislativo e da sociedade civil. A discussão teve como foco a necessidade de ações integradas e preventivas, envolvendo aumento de efetivo, melhorias estruturais, políticas sociais e participação comunitária.
Durante a audiência, o Tenente Coronel Michael Müller, comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), afirmou que transformações estruturais são necessárias e não se limitam ao setor de segurança. Ele mencionou os programas Bahia pela Paz e Pacto pela Vida como iniciativas relevantes e defendeu o papel da sociedade como elemento legitimador da ação policial. Segundo o comandante, índices de violência estão em queda, mas o desafio permanece, especialmente em áreas de vulnerabilidade, como os residenciais do programa Minha Casa Minha Vida.
O delegado Yves Correia, coordenador regional da Polícia Civil, reforçou a ideia de que as polícias Civil e Militar atuam de forma articulada, mas alertou que a violência também está presente no ambiente familiar, o que exige a ação conjunta de diferentes esferas públicas, como assistência social, educação e saúde. Correia destacou a importância do trabalho contínuo e coletivo para promover melhorias concretas.
O secretário municipal de Prevenção à Violência (Seprev), Luziel Andrade, representando o prefeito José Ronaldo, defendeu a ampliação de ações em todas as esferas governamentais e a implementação de investimentos em tecnologias como o videomonitoramento. Ele também destacou a necessidade da participação da população, por meio de denúncias e do apoio da imprensa na conscientização sobre segurança.
O comandante da Guarda Municipal, Marcos Vinícius Dantas, ressaltou que a corporação tem apostado em capacitação e ações educativas, com o objetivo de estimular a cultura da não violência. Ele citou o compromisso da GM com a prevenção e o fortalecimento institucional, em especial no contato direto com a população em eventos e no cotidiano da cidade.
A audiência foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Lima, autor da proposta do encontro. Ele destacou que a finalidade do evento foi buscar soluções conjuntas, e não apontar culpados. Marcos Lima reconheceu a complexidade do tema e reforçou a responsabilidade compartilhada entre governo, forças de segurança e população.
Além dos principais convidados, diversos vereadores e cidadãos presentes na galeria se manifestaram, ampliando o debate sobre os caminhos possíveis para o enfrentamento da violência urbana em Feira de Santana.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




