Em agenda institucional nesta terça-feira (01/04/2025) na capital federal, o presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia (PT-BA), Éden Valadares, reuniu-se com o presidente nacional da legenda, o senador Humberto Costa, para discutir os preparativos do Processo de Eleição Direta (PED) 2025, mecanismo interno de escolha das novas direções estaduais e municipais da sigla.
Durante o encontro, Éden enfatizou a importância de fortalecer o caráter democrático e participativo do PED, promovendo ampla mobilização da militância e diálogo com as bases. A visita a Brasília também teve como objetivo intensificar a articulação política em torno das reeleições do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), previstas para 2026.
Ao lado de Humberto Costa, recém-empossado presidente nacional do partido, Éden Valadares destacou o compromisso da Bahia com os rumos nacionais do PT. “O companheiro Humberto sabe que pode contar com o PT Bahia nessa missão e que juntos, Bahia e Brasil, vamos construir a maior eleição da história do PT”, declarou o dirigente estadual.
Segundo Éden, o PED deste ano será uma oportunidade de renovar não apenas as direções partidárias, mas também a relação do partido com os movimentos sociais, reafirmando o compromisso histórico do PT com a democracia interna e com a luta popular.
Renovação do Modo Petista de Governar
Durante a reunião, os dirigentes também trataram da necessidade de atualização do Modo Petista de Governar, com foco na integração entre as gestões municipais e o alinhamento programático com os governos estadual e federal. A proposta visa fortalecer a identidade político-administrativa do partido nas esferas locais.
“Renovar nossos profundos laços com a luta da classe trabalhadora, na cidade e no campo, para fazer o partido crescer mais, ampliar nossas bancadas na Assembleia, na Câmara e no Senado e, sobretudo, renovar os mandatos de Jerônimo Governador e Lula Presidente”, concluiu Éden.
PED 2025 e o cenário eleitoral de 2026
O Processo de Eleição Direta do PT está previsto para ocorrer no segundo semestre de 2025. O modelo, que permite aos filiados escolher diretamente as lideranças partidárias, é considerado um dos pilares da estrutura interna da legenda.
Com foco em ampliação da participação de base, a direção nacional do PT pretende promover o PED como um instrumento de mobilização eleitoral antecipada, preparando o partido para os desafios de 2026, quando estarão em jogo os mandatos presidenciais, estaduais, legislativos e a consolidação da hegemonia petista em diversas regiões do país, especialmente no Nordeste.
Contexto político e estratégias de fortalecimento partidário
A reunião entre Éden e Humberto ocorre em meio a movimentações internas do partido para consolidar alianças e estratégias eleitorais. Com a liderança de Jerônimo Rodrigues no governo da Bahia e de Lula na presidência da República, o PT busca potencializar sua atuação institucional e ampliar sua representação nos parlamentos estaduais e federal.
Além do PED, outras frentes de atuação envolvem a capacitação de dirigentes municipais, o incentivo à filiação de lideranças populares e o estreitamento da relação entre o partido e os movimentos sociais organizados.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from rnal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




