A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk anunciou nesta segunda-feira (07/04/2025) um investimento de R$ 6,4 bilhões para a ampliação de sua planta industrial em Montes Claros, Minas Gerais. O anúncio ocorreu durante cerimônia com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que destacou a capacidade do Brasil de atrair investimentos estrangeiros por meio da estabilidade política, jurídica e econômica.
A nova fase da fábrica tem como objetivo aumentar a produção de medicamentos injetáveis voltados ao tratamento de obesidade, diabetes e outras doenças crônicas graves. Segundo Lula, o investimento representa o maior aporte individual já realizado por uma empresa farmacêutica privada no Brasil. Durante o evento, o presidente mencionou ainda a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) como um dos principais compradores do setor e um fator de atração para multinacionais do segmento.
De acordo com o governo federal, a expansão da unidade inclui a implantação de novos processos de produção asséptica, um novo armazém e um laboratório de controle de qualidade, com previsão de conclusão em 2028. A fábrica de Montes Claros é uma das principais fornecedoras de insulina e medicamentos para hemofilia do SUS.
O presidente da Novo Nordisk, Lars Fruergaard Jørgensen, esteve presente na cerimônia ao lado de Lula. A empresa informou que a ampliação resultará na criação de 600 novos empregos diretos, somando-se aos atuais 2.650 postos de trabalho diretos e indiretos gerados na unidade de Minas Gerais. A farmacêutica possui outras unidades de produção em países como Dinamarca, Estados Unidos, França, China e Bélgica.
A empresa atua no Brasil desde 1990, com escritório administrativo em São Paulo (SP) e unidade industrial em Montes Claros. A produção nacional visa abastecer o mercado interno e também a exportação, integrando a cadeia global que atende mais de 70 países. Atualmente, a companhia é responsável pela produção de cerca de metade da insulina consumida mundialmente.
Durante o evento, Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin também receberam doses da vacina contra a gripe, marcando o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A imunização foi aplicada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pela médica da Presidência, Ana Helena Germoglio.
A meta da campanha é imunizar 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos e gestantes. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2024, a cobertura vacinal foi de 48,89% na Região Norte e 55,19% nas demais regiões. O imunizante utilizado protege contra três tipos de vírus influenza e tem eficácia estimada entre 60% e 70% na prevenção de casos graves e óbitos.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




