Governador Jerônimo visita Feira de Caxixis em Nazaré ao lado do prefeito Benon Cardoso e do deputado Vitor Azevedo

Nazaré, 17/04/2025 (quinta-feira) — O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), confirmou presença na Feira de Caxixis de Nazaré, no sábado (19/04/2025), a convite do prefeito Benon Cardoso (PSD) e do deputado estadual Vitor Azevedo (PL), representante da cidade na Assembleia Legislativa. A visita integra a agenda de fortalecimento de vínculos institucionais e de apoio à cultura e à economia criativa do Recôncavo baiano.

Feira de Caxixis movimenta economia e preserva tradições

A Feira de Caxixis é uma das mais tradicionais manifestações populares da Bahia, com mais de dois séculos de história. Realizada anualmente durante o feriado da Semana Santa, o evento teve início nesta quinta-feira (17/04) e seguirá até o domingo (20/04), reunindo artesãos, ceramistas e produtores culturais, principalmente da Vila de Maragogipinho, distrito de Aratuípe reconhecido nacionalmente pela produção artesanal em barro.

Com entrada gratuita e atrações diversificadas, a programação inclui:

  • Exposições de cerâmica e artesanato local;

  • Espaços de economia solidária e de valorização da cultura afro-brasileira;

  • Atividades culturais com apoio da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

A iniciativa representa uma ferramenta de geração de renda e desenvolvimento territorial, atraindo visitantes de diferentes municípios baianos e fortalecendo a identidade cultural do Recôncavo.

Reunião política reforça laços administrativos entre município e Estado

O prefeito Benon Cardoso, empossado neste ano, destacou o apoio do governador desde o início de sua gestão. “O governador faz uma parceria a nível já de amizade comigo, graças a Deus. Iremos recebê-lo com uma comitiva de secretários e o deputado Vitor Azevedo. Faremos um acolhimento com muito carinho“, declarou o chefe do Executivo municipal.

Em janeiro de 2025, Benon e Vitor Azevedo estiveram em Salvador, em audiência com Jerônimo Rodrigues, para apresentar as demandas emergenciais de Nazaré, município que, segundo o gestor, foi recebido em estado de calamidade administrativa. O deputado afirmou:

“Na ocasião, o governador já se mostrou bastante solícito em atender as demandas do município, e estamos trabalhando em parceria entre os dois entes federados para que os problemas sejam superados e a população de Nazaré tenha o governo que merece.”

Fortalecimento da economia criativa e identidade regional

A participação do governador na Feira reforça o compromisso com o fomento às economias locais e à cultura tradicional. Nazaré, como parte da rota turística e econômica do Recôncavo, ganha projeção com o fortalecimento da Feira de Caxixis, considerada a maior feira de cerâmica artesanal da América Latina.

O apoio do Estado, por meio da Setre e de outras pastas, busca assegurar infraestrutura, segurança, logística e promoção do evento, assegurando visibilidade aos produtores locais e ampliando o potencial turístico e comercial da região.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo