O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (02/04/2025). A decisão foi baseada em parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), assinado pelo procurador-geral Paulo Gonet, contrário à medida.
A solicitação foi feita no mês passado pela vereadora Liana Cirne (PT-PE), por meio de uma notícia-crime protocolada no STF. A parlamentar argumentou que Bolsonaro cometeu incitação ao crime ao convocar manifestações de seus apoiadores em defesa da anistia para os condenados pelos atos de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas em Brasília.
Na decisão, Moraes afirmou que a vereadora não tem legitimidade para solicitar a prisão do ex-presidente e acatou o parecer da PGR.
“Diante do exposto, acolho a manifestação da Procuradoria-Geral da República e não conheço dos pedidos formulados por ilegitimidade de parte”, escreveu o ministro.
O parecer da Procuradoria-Geral da República ressaltou que a necessidade de prisão de Bolsonaro já foi analisada no âmbito da denúncia sobre a trama golpista. Na ocasião, a PGR não solicitou a detenção do ex-presidente.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




