O ministro da Casa Civil, Rui Costa, liderou nesta segunda-feira (28/04/2025) uma série de reuniões estratégicas em Pequim, voltadas para a atração de investimentos chineses nos setores naval, óleo e gás, infraestrutura logística e tecnologia em saúde. A missão integra o esforço do Governo Federal para alavancar o setor produtivo nacional e fomentar o desenvolvimento de infraestrutura no país.
As reuniões foram realizadas na Embaixada do Brasil na China, com a participação da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, do presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, além de representantes dos Ministérios de Minas e Energia, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e do BNDES.
Durante o encontro, foi apresentado um panorama detalhado das atividades da Petrobras, com destaque para a indústria naval. Magda Chambriard convidou os investidores chineses a visitarem os estaleiros brasileiros, propondo a ampliação da parceria entre os dois países no setor de petróleo e gás. Segundo a presidente da Petrobras, o portfólio de projetos da companhia até 2029 é estimado em US$ 111 bilhões, dos quais US$ 77 bilhões estão concentrados na área de Exploração e Produção (E&P). Houve, ainda, um crescimento de 5% no valor destinado à E&P em comparação ao plano de investimentos anterior.
Sérgio Bacci, presidente da Transpetro, destacou o objetivo de contratar 25 navios até 2030, aproveitando a capacidade ociosa dos estaleiros nacionais e reforçando o interesse em estabelecer novas parcerias comerciais e tecnológicas com empresas chinesas.
Avanço no setor ferroviário e infraestrutura multimodal
Na mesma data, Rui Costa também manteve encontros com o Instituto de Pesquisa Econômica e Planejamento Ferroviário da China e a empresa CREC2, que visitaram em abril o canteiro de obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) em Ilhéus (BA). O ministro ressaltou que o investimento em infraestrutura multimodal, especialmente o modal ferroviário, é estratégico para a integração logística não apenas do Brasil, mas de toda a América do Sul.
Ainda no setor ferroviário, a comitiva brasileira reuniu-se com a CRRC, uma das maiores fabricantes mundiais de trens de alta velocidade, que demonstrou interesse em ampliar a atuação no mercado brasileiro.
Parcerias em tecnologia para o setor de saúde
A agenda do ministro também incluiu reuniões sobre inovação tecnológica aplicada à saúde. Foram discutidas possibilidades de parcerias entre empresas brasileiras e chinesas para o desenvolvimento de tecnologias voltadas para a prestação de serviços de saúde, em linha com o esforço governamental para modernizar o setor no Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




