Feira de Santana, sábado, 12/04/2025 — O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, realizou, na manhã deste sábado, uma visita técnica ao Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, situado no conjunto Feira VII. O objetivo foi avaliar as condições estruturais do equipamento público e estimular maior utilização do espaço pela população feirense.
Durante a inspeção, José Ronaldo esteve acompanhado por membros da administração municipal. O grupo percorreu áreas como o espelho d’água, a pista de cooper, a Praça dos Bichos e a Gruta Santa dos Olhos D’Água. O prefeito destacou que o equipamento está bem conservado, com ampla arborização, e oferece múltiplas possibilidades de uso, incluindo lazer, atividades físicas, educação ambiental e convivência familiar.
“Temos aqui 64 tarefas de terra, muito bem conservadas, com o maior índice de arborização por metro quadrado de Feira de Santana. Um espaço onde é possível caminhar tranquilamente, fazer um piquenique em família, correr, praticar esportes e apreciar a natureza”, afirmou o prefeito.
Comparação com referência internacional e convite à população
Durante a visita, José Ronaldo comparou um dos jardins do Parque ao Jardim Japonês de Buenos Aires, ressaltando o potencial turístico da área verde feirense.
“Temos um jardim com nascentes e muita água, que me lembrou o Jardim Japonês de Buenos Aires. Com certeza, o nosso aqui é vinte ou trinta vezes maior. E lá, virou ponto turístico. Em Feira, ainda não temos o hábito de frequentar esse tipo de espaço, infelizmente”, observou.
O prefeito também destacou a baixa frequência do Parque da Cidade, mesmo estando localizado a aproximadamente 10 a 12 minutos do centro da cidade, especialmente quando comparado a outros espaços como o Parque Erivaldo Cerqueira (Parque da Lagoa).
Estratégia de mobilização e educação ambiental
A visita teve como foco incentivar a valorização e apropriação do Parque da Cidade pela população. Segundo José Ronaldo, a prefeitura planeja ações de divulgação e programação familiar para os próximos meses, com o intuito de ampliar a presença da comunidade no local.
O gestor enfatizou os aspectos educacionais do Parque, que conta com placas informativas sobre espécies da flora nativa, como mandacaru, jurema e umbuzeiro, além de painéis educativos sobre o uso da água.
“Queremos divulgar ainda mais esse espaço e organizar ações que atraiam as famílias. É um espaço que pode ser muito bem explorado de forma educacional e cultural”, disse o prefeito.
Ao final da visita, José Ronaldo fez um convite à comunidade feirense, reiterando o caráter público e acessível do Parque da Cidade:
“Nossa missão é incentivar o uso do Parque. Vamos espalhar essas imagens lindas para ver se a gente consegue despertar mais o interesse do povo. É um espaço público, pronto para ser mais bem aproveitado”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




