Presidente Vladimir Putin decreta cessar-fogo de três dias na Ucrânia durante celebrações do Dia da Vitória

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou um cessar-fogo unilateral na Ucrânia, válido entre os dias 8 e 11 de maio de 2025, em razão das comemorações pelos 80 anos do Dia da Vitória, data que marca o fim da Segunda Guerra Mundial no contexto soviético. A medida, segundo o governo russo, representa um esforço para suspender temporariamente as operações ofensivas na linha de frente e na retaguarda, inclusive contra infraestruturas críticas.

A decisão foi divulgada em meio à consolidação da presença militar russa na região de Kursk, anteriormente ocupada por forças ucranianas. A proposta inclui a suspensão de ataques ofensivos e defensivos, com foco em criar condições para uma eventual negociação de paz. Entretanto, segundo o analista militar Rodolfo Laterza, Kiev dificilmente aceitará a trégua, como já demonstrado em ocasiões anteriores, incluindo a trégua da Páscoa, que foi violada por ambas as partes.

De acordo com Laterza, a proposta russa tem função declaratória, com o objetivo de reforçar a imagem da Rússia como parte interessada na desescalada. Ele afirma que, mesmo com a trégua, a Ucrânia pode reagrupar tropas ou realizar ações provocativas na fronteira extensa com a Rússia. O analista também acredita que Moscou tenta enviar um sinal aos Estados Unidos, sugerindo disposição para reduzir o nível do conflito, apesar das recentes ofensivas militares.

Crimeia e regiões anexadas permanecem como impasses nas negociações

A Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, continua sendo um ponto de desacordo fundamental. A aceitação da Crimeia como parte da Federação da Rússia é uma exigência de Moscou para qualquer acordo de paz, mas o governo de Vladimir Zelensky não reconhece a anexação. Ainda que tenha admitido a incapacidade militar de retomar o território, Kiev mantém a posição de não aceitar a perda formal da Crimeia, bem como das regiões de Donetsk, Lugansk e Kherson, também integradas pela Rússia após referendos não reconhecidos pela comunidade internacional.

Laterza ressalta que, mesmo com propostas externas, como a do ex-presidente norte-americano Donald Trump, o governo ucraniano se recusa a aceitar limitações no recebimento de armas e na preparação ofensiva de suas Forças Armadas. A expectativa, segundo ele, é de continuidade dos ataques, especialmente para sustentar apoio político de países aliados como Reino Unido e os Estados bálticos.

Europa registra manifestações contra a guerra, mas sem impacto político imediato

Protestos em países como a França, que pediram a renúncia de Emmanuel Macron e o fim do envolvimento europeu no conflito, não devem alterar a posição oficial da União Europeia. A avaliação é de que as diretrizes da política externa do bloco continuam sob domínio da burocracia de Bruxelas, fortemente influenciada por França e Alemanha, países que apoiam o envolvimento da OTAN na guerra.

Ainda segundo Laterza, mesmo que parte da sociedade europeia critique a continuidade do apoio à Ucrânia, não há sinais de mudança na postura dos governos centrais. Ele argumenta ainda que, com a possível redução da assistência militar dos Estados Unidos em um novo mandato de Donald Trump, a União Europeia não teria capacidade orçamentária, industrial e energética para sustentar o esforço militar ucraniano.

*Com informações da Sputnik News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do Governo da Bahia: Campanha Ações Bahia Projetos Institucionais 0526.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading