A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, está incentivando o empreendedorismo feminino em comunidades rurais do Extremo Sul da Bahia. O apoio ocorre por meio do Edital Transformar o Futuro, que destinou R$ 1 milhão para 30 projetos voltados à geração de renda, cultura, esporte e lazer.
Hortas familiares como alternativa de renda
Entre os projetos contemplados está o Raízes da União, desenvolvido pela Associação de Produtores da Comunidade Pedra D’Água, em Alcobaça (BA). A iniciativa incentiva a implantação de hortas familiares, promovendo a diversificação da renda e o acesso a alimentos para as famílias participantes.
A agricultora Nathania do Vale Lima, de 34 anos, construiu uma horta de 200 metros quadrados em sua propriedade. Com o apoio do projeto, recebeu materiais e mudas, permitindo a comercialização de sua produção em feiras livres e entregas por delivery.
“Produzo hortaliças, legumes e frutas, garantindo alimentação para minha família e uma fonte de renda”, explica Nathania. Além dela, outras 15 mulheres da comunidade foram beneficiadas. O projeto recebeu R$ 30 mil para aquisição de adubo e implementos agrícolas.
Quintais produtivos e diversificação agrícola
Na Comunidade Bom Jesus, também em Alcobaça, mulheres rurais participam do projeto Jardim do Éden, que amplia a produção nos quintais familiares. A iniciativa promove a expansão da mandiocultura e o cultivo de frutas cítricas, aumentando a produção para consumo próprio e venda.
O projeto teve início no final de 2024 e já implantou 25 hortas familiares. Os recursos foram utilizados na compra de mudas, insumos e orientação técnica. A colheita da mandioca está prevista para cinco meses, enquanto as frutíferas devem começar a produzir em 14 meses.
“A Suzano apoiou o projeto com recursos para insumos e assistência técnica. A expectativa é que, com o tempo, as mulheres da comunidade tenham autonomia financeira”, afirma Priscila de Jesus, agricultora de 33 anos.
Compromisso da Suzano com a região
O coordenador de Relacionamento Social da Suzano, Deivid Pereira, destaca o papel da empresa no desenvolvimento rural da Bahia.
“Estamos inseridos em uma região com forte vocação agrícola e buscamos fortalecer a agricultura familiar e a economia local. Nosso compromisso é contribuir para um mundo menos desigual, começando pelas comunidades em que atuamos”, afirma.
Edital Transformar o Futuro
O Edital Transformar o Futuro selecionou projetos em 26 comunidades dos municípios de Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa e Prado. A estimativa é que 8.125 pessoas sejam beneficiadas.
A gerente executiva de Negócios Florestais, Governança e Processos da Suzano, Jany Kelly Guizzardi, ressalta que o edital está alinhado à meta corporativa de redução da pobreza e incentivo à educação.
“A Suzano atua em mais de 200 municípios brasileiros, onde 3,3 milhões de pessoas vivem em situação de pobreza. Buscamos atuar com organizações da sociedade civil, associações, cooperativas e o poder público para transformar essa realidade”, explica.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




