O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), declarou nesta segunda-feira (19/05/2025) viver “um dos melhores momentos da vida pública” ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante cerimônia que marcou o início de importantes obras de infraestrutura viária no município. O evento, realizado no Parque Lagoa Grande, formalizou a assinatura da Ordem de Serviço para a duplicação do Contorno Norte, além da autorização para recuperação das BRs 116, 324 e 101, totalizando R$ 725,9 milhões em investimentos federais.
“Eu aprendi ao longo da minha vida a ter gratidão. Nunca deixei de ser grato e nem de ser sincero. Vivo aqui hoje um dos melhores momentos da minha vida. Em algumas oportunidades tive o prazer de receber o presidente Lula nesta terra e fiz essa solicitação, então eu não poderia, em hipótese alguma, deixar de dizer que estou grato pela autorização dessa obra”, declarou o prefeito Zé Ronaldo.
Duplicação do Contorno Norte de Feira de Santana
A duplicação do Contorno Norte é uma intervenção de alto impacto logístico e urbano para a segunda maior cidade da Bahia. A via conecta importantes corredores de tráfego e escoamento de produção regional. A obra será executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e inclui:
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Duplicação integral do trecho
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Implantação de dispositivos de segurança viária
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Requalificação de acessos
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Obras de drenagem e sinalização
O projeto integra o plano de reestruturação da malha federal na Bahia, coordenado pelo Ministério dos Transportes, com o objetivo de reduzir acidentes e otimizar a fluidez do tráfego rodoviário intermunicipal.
Obras nas BRs 116, 324 e 101
Durante o evento, foram também autorizadas as seguintes intervenções:
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Recuperação estrutural da BR-116, no trecho entre Feira de Santana e a divisa com Minas Gerais.
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Recapeamento e reforço da BR-324, entre Feira e Salvador.
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Retomada da duplicação da BR-101, entre Alagoinhas e Esplanada.
As ações contemplam sinalização horizontal e vertical, correções geométricas, além de melhoria dos sistemas de drenagem. São vias que recebem tráfego intenso de veículos de carga, transporte intermunicipal e ambulâncias, sendo cruciais para a logística regional e o atendimento de emergências.
Reassunção pública da gestão rodoviária federal
A execução das obras ocorre após o cancelamento do contrato com a VIABAHIA, concessionária que não teria cumprido cláusulas contratuais segundo o Ministério dos Transportes. Desde então, os trechos voltaram à gestão direta da União, com operação emergencial realizada pelo DNIT, que passou a controlar o tráfego e a manutenção a partir do Centro de Controle Operacional (CCO) em Amélia Rodrigues.
Segundo o superintendente do DNIT na Bahia, Roberto Alcântara, as equipes atuam desde a madrugada de quinta-feira (15/05), com guinchos, ambulâncias, vigilância contra animais na pista e prevenção de incêndios. “Na BR-324, cerca de 100 mil veículos circulam diariamente”, pontuou Alcântara.
Fiscalização reforçada e atendimento 24h
O CCO do DNIT realiza monitoramento em tempo real das rodovias BR-324 e BR-116, com suporte operacional 24h. O telefone de contato para os motoristas é o 0800-580-2848. O ministro dos Transportes, Renan Filho, assegurou que haverá reforço na fiscalização e manutenção durante os feriados juninos.
“O compromisso do ministro inclui a permanência, na medida do possível, dos trabalhadores da Via Bahia nas ações em andamento”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Novo modelo de concessão previsto para dezembro
O Ministério dos Transportes anunciou que já está em elaboração um novo modelo de concessão para os trechos das BRs 324 e 116, com expectativa de leilão até dezembro de 2025. Até lá, os trechos seguirão sob operação pública direta.
O motorista Fábio Bispo Gonçalves, usuário frequente das vias, afirmou apoiar a retomada pública:
“Essas estradas são vitais. Precisam de administração eficiente e consciente.”
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