Feira de Santana sedia primeira reunião do Comitê de Governança do Bahia Pela Paz fora da capital; Governador Jerônimo lidera encontro 

Feira de Santana sediou nesta terça-feira (03/06/2025), pela primeira vez, uma edição da reunião mensal do Comitê de Governança do programa Bahia Pela Paz, iniciativa do Governo da Bahia voltada à redução da violência e à promoção da cultura de paz. Realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, o encontro contou com a participação de representantes do governo estadual, da prefeitura, do sistema de justiça e de organizações da sociedade civil.

Descentralização e integração de políticas públicas

Durante a reunião, foram apresentados dados e indicadores sobre segurança pública e os avanços do programa nos territórios de atuação. O governador Jerônimo Rodrigues destacou o caráter simbólico do encontro fora da capital e enfatizou a necessidade de descentralização das decisões.

Feira de Santana, pelo seu tamanho, merece um plano municipal articulado ao Bahia Pela Paz. Vamos trabalhar ações integradas nos bairros periféricos, na zona rural e nos distritos. Uma nova reunião está marcada para a próxima semana, com foco na unificação de esforços entre Estado e Município”, afirmou o governador.

Compromissos firmados

Segundo o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, a prefeitura reafirmou o compromisso com a iniciativa estadual. “O município demonstrou interesse em integrar o programa Bahia Pela Paz de forma efetiva. As equipes de saúde, assistência social e educação do Estado estão à disposição para atuar em conjunto com os equipamentos municipais”, declarou.

Durante o encontro, foi pactuada a elaboração de um plano de trabalho conjunto, com início previsto para terça-feira, 10/06/2025. O foco será a articulação interinstitucional na área da justiça criminal e segurança pública, com atenção especial à infraestrutura urbana nos territórios onde atuam os Coletivos Bahia Pela Paz.

Estrutura e objetivos do programa Bahia Pela Paz

O Bahia Pela Paz é uma política estadual voltada à prevenção da violência, com foco em ações estruturantes e sociais, priorizando comunidades historicamente expostas a situações de vulnerabilidade social e criminalidade.

Entre os eixos de atuação, destacam-se:

  • Esporte, cultura e lazer como mecanismos de integração social;

  • Capacitação profissional e empreendedorismo para ampliar oportunidades econômicas;

  • Redução de riscos e danos em áreas com alto índice de violência;

  • Promoção da cidadania e dos direitos humanos.

O programa é coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), com articulação de diversos órgãos estaduais, como SSP, Sepromi, Seades, SPM, Setre, Sesab, Seplan, Serin, Secult-BA, Seap, Casa Civil, além de parcerias com municípios, sistema de justiça e sociedade civil organizada.

Governança e participação institucional

Além da presença do governador e do prefeito José Ronaldo, participaram da reunião secretários estaduais e municipais, representantes do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Defensoria Pública, Ministério Público da Bahia (MPBA) e lideranças comunitárias. O evento também reforçou o papel do Comitê de Governança como espaço estratégico para monitoramento, avaliação e ampliação das ações do programa.

Nesta terça-feira (03/06/2025), Feira de Santana sediou a primeira reunião do Comitê de Governança do programa Bahia Pela Paz fora da capital. O encontro reuniu representantes do governo estadual, prefeitura e sistema de justiça para fortalecer ações conjuntas na segurança pública. A elaboração de um plano de trabalho integrado foi pactuada, com foco na prevenção à violência, infraestrutura urbana e atuação dos Coletivos Bahia Pela Paz.
Feira de Santana sediou reunião do Comitê Bahia Pela Paz nesta terça (03/06/2025). Encontro marcou o início da articulação interinstitucional para um plano municipal de segurança integrada e prevenção da violência.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Uma resposta a “Feira de Santana sedia primeira reunião do Comitê de Governança do Bahia Pela Paz fora da capital; Governador Jerônimo lidera encontro ”

  1. Na Bahia não falta Comitês, Planos e Programas… Falta é vontade política e seriedade para combater a criminalidade e suas organizações. O problema é a leniencia… É o tal “narcotraficocleptocrata”…


Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading