O Partido dos Trabalhadores (PT) de Lauro de Freitas realizará, no próximo sábado, 06 de julho de 2025, o Processo de Eleições Diretas (PED) para renovação da sua direção municipal. Três chapas estão registradas na disputa, cada uma representando diferentes grupos internos, trajetórias políticas e propostas para os rumos do partido no município. A votação ocorrerá no Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Lauro de Freitas, das 9h às 17h, conforme cronograma oficial estabelecido pela Executiva Nacional da legenda.
Três chapas na disputa pela presidência do PT de Lauro de Freitas
A eleição municipal do PT local será definida entre Léo e Marzo, Lula Maciel e Naide Brito, que lideram chapas com diferentes propostas e apoios no cenário estadual do partido.
Chapa 1 – Pepe Mujica: Sementes da Esperança no Campo Popular
Léo e Marzo compõem uma chapa voltada à militância de base e defendem a construção de um partido mais horizontal e participativo. A proposta da chapa se apresenta como coletiva, com ênfase em inovação organizativa e inserção no meio acadêmico e popular. Ambos possuem experiência na gestão pública e assessoria política, além de vínculos com setores juvenis e sindicais. No PED estadual, apoiam a candidatura de Tassio Brito.
Chapa 2 – PT Novos Tempos, Novos Rumos
Lula Maciel, ex-vereador por três mandatos, foi também secretário de Governo e chefe de gabinete da ex-prefeita Moema Gramacho. Representa um setor tradicional do partido e articula sua candidatura como continuidade de um projeto com inserção no campo institucional. Lula Maciel é apoiador da candidatura de Jonas Paulo no processo estadual do PT.
Chapa 3 – PT Perto e Forte
Naide Brito possui ampla trajetória política como ex-vereadora, ex-presidente da Câmara Municipal e ex-dirigente municipal do partido. Em 2024, foi candidata a vice-prefeita pelo Republicanos, em aliança com setores progressistas. Sua candidatura é vista como um movimento de rearticulação do grupo político liderado por Moema Gramacho, embora esta não esteja formalmente na disputa.
PED 2025 em Lauro de Freitas: disputa interna e projeção para o futuro do partido
A realização do PED em Lauro de Freitas mobiliza não apenas os filiados, mas também setores da sociedade civil organizada, que acompanham os desdobramentos internos do PT com atenção. A disputa entre as três chapas sinaliza a coexistência de projetos divergentes sobre o papel do partido no município, o modelo de organização e sua atuação nas eleições municipais de 2026.
O processo eleitoral é também oportunidade de renovação de quadros e de reorganização das estratégias locais, sobretudo diante do desgaste sofrido pelo partido em eleições anteriores. A retomada de protagonismo político, especialmente por meio do fortalecimento das bases e do diálogo com a juventude, aparece como um desafio comum entre as chapas, embora com caminhos distintos.
Calendário e mobilização
O PED será realizado em 06/07/2025, um sábado, no IFBA – Campus Lauro de Freitas, das 9h às 17h. Estão aptos a votar os filiados regulares conforme as regras estabelecidas pela Comissão Executiva Nacional do PT. A apuração dos votos será feita imediatamente após o encerramento da votação, com divulgação oficial prevista para a mesma noite.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




