Salvador, sexta-feira, 19/07/2025 — A advogada e professora universitária Christianne Gurgel teve sua candidatura oficializada para o preenchimento da vaga de desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), destinada à advocacia baiana por meio do Quinto Constitucional. A lista com os 14 candidatos que tiveram os pedidos de inscrição deferidos foi publicada na quinta-feira (17/07/2025), no Diário Eletrônico da OAB-BA.
Experiência jurídica e atuação institucional
Com mais de 30 anos de carreira na área trabalhista, Christianne Gurgel é natural de Juazeiro (BA) e construiu sua trajetória jurídica com ênfase em direitos humanos e na advocacia sindical. Ingressou na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) em 2001, quando assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos. No triênio mais recente (2022–2024), atuou como vice-presidente da Seccional, além de integrar instâncias de destaque como o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e a Associação Baiana da Advocacia Trabalhista (ABAT).
Visão sobre o Quinto Constitucional
Para a advogada, o Quinto Constitucional representa mais do que uma prerrogativa estrutural do Judiciário. Segundo Gurgel, ele permite o ingresso de experiências práticas da advocacia na formação dos Tribunais, contribuindo para o pluralismo e o equilíbrio institucional.
“Na busca da realização da justiça, a advocacia oxigena os Tribunais com a experiência que só essa profissão proporciona. Assim se consolida a visão plural da advocacia, do Ministério Público e da magistratura de carreira, o que reflete na busca do ideal justiça”, afirmou.
Credenciais e formação
Questionada sobre os fatores que a habilitam para integrar a lista sêxtupla da OAB-BA, Gurgel destacou três pilares de sua trajetória:
-
Experiência profissional consolidada na advocacia trabalhista;
-
Mais de duas décadas como professora de direito;
-
Participação ativa em entidades representativas da advocacia.
“Esse legado me proporciona segurança para enfrentar os desafios do Judiciário, com apoio na minha experiência de vida, inclusive profissional, e minha formação técnica”, declarou.
Etapas do processo e próxima fase
O preenchimento da vaga segue os trâmites estabelecidos pela Constituição Federal e pela regulamentação da OAB e do TRT5. Após a divulgação dos inscritos com candidaturas deferidas, a formação da lista sêxtupla será submetida à análise do Tribunal Pleno do TRT5, que reduzirá o número para uma lista tríplice. A etapa seguinte será a escolha final pelo presidente da República, conforme prevê o artigo 94 da Constituição.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




