Na quarta-feira (24/07/2025) e sexta-feira (26/07/2025), a BYD realizou uma ação presencial de recrutamento na Casa do Trabalho, em Camaçari (BA), com o objetivo de agilizar a seleção de profissionais para sua nova fábrica instalada no município. A atividade, realizada em parceria com o Centro de Intermediação e Apoio ao Trabalhador (CIAT) e o SineBahia, recebeu cerca de 850 candidatos interessados nas vagas disponibilizadas pela montadora chinesa.
Parceria institucional e impacto no emprego local
Durante os dois dias de atendimento, a equipe da BYD orientou os candidatos sobre os cargos disponíveis e as etapas do processo seletivo, promovendo maior celeridade na inserção de profissionais no novo complexo industrial. A iniciativa representa um passo estratégico para a consolidação da operação da empresa no estado.
“Com esta iniciativa, a BYD reforça o seu compromisso com a geração de emprego e renda na Bahia e com o desenvolvimento social do município de Camaçari”, declarou Tyler Lie, presidente da BYD Auto do Brasil.
Depoimentos refletem expectativa de retomada de oportunidades
Candidatos de diferentes perfis relataram otimismo diante da possibilidade de atuar na empresa. Gerson Morais, 57 anos, ex-funcionário da Ford entre 2002 e 2021, afirmou:
“Agora estou na expectativa de ocupar esse cargo na BYD, porque me sinto bem com esse tipo de trabalho e é uma empresa multinacional bem-conceituada. Espero ter uma carreira tão longa quanto a que tive na Ford.”
Diarileine Xavier, 46 anos, moradora de Camaçari, destacou a dificuldade de reingresso no mercado para profissionais com mais de 40 anos:
“Depois dessa idade fica mais difícil reingressar no mercado. Quando aparece uma oportunidade como essa, a gente se sente viva de novo. É um sonho que pode, sim, acontecer.”
Já os mais jovens demonstraram entusiasmo com a possibilidade do primeiro emprego. Nathan Alexandre, de 20 anos, candidato à vaga de operador de produção, destacou:
“A gente está aqui para crescer junto com a empresa.”
Matheus Souza, interessado na área de logística, afirmou:
“Estou animado e esperançoso. Sei que posso crescer junto com a empresa.”
Números e projeções para o mercado de trabalho baiano
-
508 vagas diretas já estão disponíveis nas plataformas do SineBahia e CIAT;
-
A expectativa é de 3 mil vagas diretas somente na unidade de Camaçari;
-
A projeção total é de até 20 mil empregos diretos e indiretos no estado da Bahia;
-
Atualmente, 1.000 colaboradores brasileiros já integram a planta industrial instalada no polo automotivo.
Expansão e industrialização no território baiano
A ação integra o cronograma de expansão da BYD no Brasil, consolidando Camaçari como novo polo de produção de veículos elétricos e híbridos no país. O movimento ganha importância estratégica para a industrialização da Bahia após o encerramento das atividades da Ford na região. Com forte apoio do Governo da Bahia e articulação entre entes públicos e privados, a instalação da empresa chinesa representa a retomada de um ciclo de dinamização econômica e de valorização da mão de obra local.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




