A Caravana de Direitos Humanos chega a Feira de Santana para oferecer serviços gratuitos e ações formativas à população, entre segunda e quinta-feira (04 a 07/08/2025). A iniciativa, promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), acontece em parceria com o Programa Bahia pela Paz, contemplando os bairros Mangabeira e Conceição.
Atendimentos e serviços disponíveis
Nos dias 04 e 05, a Caravana estará no Colégio Estadual Teotônio Vilela, em Mangabeira, e nos dias 06 e 07, na sede do Coletivo Bahia pela Paz, em Conceição. Nos dias 04 e 06, o atendimento será exclusivo para famílias assistidas pelos coletivos, das 14h às 17h.
A população poderá acessar serviços como emissão de Carteira de Identidade Nacional, Título de Eleitor, Passe Livre Intermunicipal e segunda via de certidões, além de orientação jurídica, reconhecimento espontâneo de paternidade com exame de DNA, acordos de alimentos e consultas previdenciárias sobre aposentadoria e salário-maternidade.
Ações formativas e escuta social
Além dos serviços, a Caravana inclui atividades de formação em Direitos Humanos para estudantes, lideranças comunitárias e profissionais de saúde. Na terça-feira (05/08/2025), haverá escuta social do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTs (CPDD-LGBT) com representantes do movimento LGBTQIAPN+ da cidade.
Na quarta-feira (06/08/2025), será realizada capacitação para equipes do Núcleo de Saúde da Família, com foco no atendimento a populações LGBTQIAPN+, e na quinta-feira (07/08/2025), associações comunitárias e agentes territoriais de saúde, educação e assistência receberão formação em Direitos Humanos, na Escola Municipal Comendador Jonathas Telles de Carvalho.
Estrutura e participação interinstitucional
A Caravana é organizada pela Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH) e conta com o apoio de diversos órgãos: Ministério Público, Tribunal de Justiça da Bahia, Defensoria Pública, Tribunal Regional Eleitoral, Secretaria de Segurança Pública, SineBahia, INSS e Embasa, além de PROCON-BA e SUDEF.
Em 2025, o projeto já atendeu mais de 9.600 pessoas em 13 edições, com 15 mil serviços realizados em municípios como Ilhéus, Barreiras e Camamu. Até março de 2026, estão previstas mais 19 edições, com meta de 80 mil atendimentos em 256 municípios.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




