A delegação da Bahia marcou presença no segundo dia da 5ª Conferência Nacional de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador (5ª CNSTT), realizada em Brasília nesta terça-feira (19/08/2025). O evento, que ocorre entre os dias 18 e 21 de agosto, reúne representantes de todos os estados brasileiros para discutir a formulação de políticas públicas voltadas à saúde da classe trabalhadora.
No primeiro dia da conferência, a solenidade de abertura contou com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e da presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernanda Magano, além de outras representações nacionais. A programação inicial incluiu a palestra magna com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, além da apresentação sobre o Eixo I, que abordou a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
Já no segundo dia, os participantes acompanharam debates sobre os Eixos II e III, que trataram, respectivamente, das novas relações de trabalho e seus impactos na saúde e da participação popular no controle social das políticas de saúde. Também tiveram início as atividades dos grupos de trabalho, com a presença ativa da delegação baiana.
A Bahia participa do encontro com 76 delegados eleitos em conferências macrorregionais e na etapa estadual. O grupo leva à conferência nacional um conjunto de nove propostas prioritárias e três diretrizes, elaboradas a partir de 108 sugestões vindas de todas as regiões do estado. Essas contribuições foram consolidadas durante a 5ª Conferência Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da Bahia (5ª CESTT-BA), realizada em julho de 2025, em Salvador, com a presença de aproximadamente mil participantes.
De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia, Marcos Gêmeos, a participação da delegação reafirma o compromisso do estado com a defesa da saúde da classe trabalhadora.
“A conferência é a expressão viva da democracia participativa no SUS. Mais uma vez, a Bahia mostra sua força, organização e compromisso com a classe trabalhadora, defendendo propostas que dialogam diretamente com as necessidades de quem constrói o nosso estado”, afirmou.
A programação da 5ª CNSTT segue até a quinta-feira (21/08/2025), incluindo plenárias, grupos de trabalho, tribuna livre, apresentações culturais e um ato público, que encerrará o evento com a aprovação das diretrizes nacionais para a Política de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




