Deputados não chegam a consenso sobre votação da PEC das Prerrogativas

A Câmara dos Deputados não alcançou acordo nesta quarta-feira (27/08/2025) para votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/21, conhecida como PEC das Prerrogativas, que propõe alterações no artigo constitucional sobre a imunidade parlamentar, incluindo restrições à prisão em flagrante de integrantes do Congresso Nacional. A medida estava prevista na pauta do Plenário, mas não há nova data definida para a votação.

Durante reunião dos líderes partidários na residência oficial da Presidência da Câmara, a oposição defendeu a aprovação do texto, enquanto a base do governo criticou a proposta, considerando-a uma forma de blindagem de parlamentares.

O deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) afirmou que a PEC fortalece o Congresso e a democracia ao evitar intimidações de parlamentares. Já o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) destacou que mudanças podem impedir buscas e apreensões ilegais contra deputados, citando ocorrência em sua própria residência em janeiro de 2024.

Em contrapartida, parlamentares da oposição ao texto, como a deputada Sâmia Bomfim (PSol-SP) e o deputado Ivan Valente (PSol-SP), afirmaram que a PEC confere autoautorização ao Congresso para punir ou impedir prisão de deputados, inclusive em casos graves, o que seria inconstitucional e prejudicial ao equilíbrio entre os Poderes.

O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), vice-líder do governo, reforçou que o debate sobre prerrogativas não deve ser confundido com blindagem, mas admitiu que há insatisfação de alguns setores com a atuação do Judiciário frente ao Congresso.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



One response to “Deputados não chegam a consenso sobre votação da PEC das Prerrogativas”


Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do Governo da Bahia: Campanha Ações Bahia Projetos Institucionais 0526.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading