Na manhã desta quinta-feira (28/08/2025), o Instituto de Saúde e Ação Social (ISAS) e a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) formalizaram um Acordo de Cooperação Técnica para implantar o Projeto “Lá no Quintal Tem” na Comunidade de Atendimento Zilda Arns, localizada no bairro SIM, em Feira de Santana.
O objetivo é desenvolver atividades de iniciação profissional em técnicas agrícolas, com foco na implantação de sistema hidropônico, sistema aquapônico, horta convencional e aviário para galinhas de postura. A iniciativa, em sua fase inicial, atenderá 20 jovens e adolescentes acolhidos, com a perspectiva de alcançar até 60 participantes em etapas posteriores.
Formação cidadã e inserção produtiva
Segundo o presidente do ISAS, Radival Carlos de Oliveira Galiano, o instituto assumirá o custeio da parte técnica e tecnológica, além do fornecimento dos kits iniciais.
“Estamos cumprindo nosso papel social para que esses jovens e adolescentes tenham uma atividade de ressocialização e, ao mesmo tempo, possam produzir alimentos para consumo familiar e até gerar renda extra”, destacou Galiano.
O projeto busca unir formação cidadã, aprendizado prático e desenvolvimento de habilidades laborais, criando um ambiente de inclusão social e perspectivas de futuro para adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A visão da Fundac e a expansão do projeto
A diretora adjunta da Fundac, Fabiana Buriti, ressaltou que o programa é fruto de um sonho antigo da instituição.
“É um sentimento de gratidão ver o ISAS abraçar essa causa. Queremos que os jovens, sócio-educadores e trabalhadores se envolvam para o sucesso desta ação. Nosso objetivo é expandir o projeto para outras unidades da Bahia e até para outros estados até dezembro”, afirmou Buriti.
Apresentação técnica e demonstração
Durante o evento, a engenheira agrônoma Maria Clara, do ISAS, apresentou em vídeo os detalhes do projeto, desde a implantação até a etapa de colheita e comercialização dos produtos. A proposta envolve tecnologias sustentáveis e práticas de agricultura urbana, que podem ser replicadas em diferentes contextos sociais.
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