Na manhã desta sexta-feira (29/08/2025), prefeitos, secretários e coordenadores de Defesa Civil de mais de 80 municípios do semiárido baiano participaram do 1º Encontro para Discussão do Plano de Contingência e Abastecimento por Carro-pipa, realizado no auditório do 35º Batalhão de Infantaria, em Feira de Santana. O evento teve como objetivo debater estratégias de prevenção, integração entre os entes envolvidos e respostas aos impactos causados por estiagens prolongadas.
Durante o encontro, foram apresentados meios de acesso ao abastecimento de água por caminhões-pipa, considerado fundamental para a região, onde 85% do território baiano está situado no semiárido, caracterizado por baixos índices pluviométricos. O coordenador da Defesa Civil de Feira de Santana, Antônio José, destacou que este serviço é essencial para garantir fornecimento de água potável e explicou os procedimentos para solicitação junto ao Exército, responsável pela execução das ações.
O secretário de Agricultura de Rodelas, Geraldo Fonseca, ressaltou que as informações recebidas serão aplicadas para melhorar o abastecimento de água e o combate a incêndios em coqueirais. Ele estava acompanhado pelo coordenador da Defesa Civil do município, Édipo Silva, que reforçou a importância do planejamento e da coordenação das ações locais.
Para o superintendente de Proteção da Defesa Civil da Bahia, Héber Santana, o encontro teve como finalidade apresentar soluções para enfrentar a estiagem e alinhar ações entre municípios e esferas estadual e federal. Ele informou que cerca de 100 municípios baianos, equivalentes a pouco mais de 20% do total, decretaram situação de emergência devido à seca, o que permite acesso a recursos federais específicos e agiliza as respostas da Defesa Civil.
Participaram também representantes das esferas municipal, estadual e federal, incluindo Luziel Andrade, secretário de Prevenção à Violência, fortalecendo a integração entre governos para a execução das ações emergenciais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




