A Polícia Federal encontrou no celular de Jair Bolsonaro um documento de 33 páginas no qual o ex-presidente cogita solicitar asilo político ao presidente da Argentina, Javier Milei. O material foi localizado durante operação autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes no inquérito que apura as sanções impostas pelos Estados Unidos ao Brasil e possíveis articulações do ex-mandatário. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira, (20/08/2025).
De acordo com as investigações, o arquivo estava salvo desde 2024 e foi redigido no período em que Bolsonaro já enfrentava acusações relacionadas à trama golpista.
No texto, Bolsonaro alega ser alvo de perseguição política no Brasil.
“De início, devo dizer que sou, em meu país de origem, perseguido por motivos e por delitos essencialmente políticos. No âmbito de tal perseguição, recentemente, fui alvo de diversas medidas cautelares”, diz um trecho.
Segundo a PF, a última edição do documento foi registrada em 5 de dezembro de 2023, dois dias antes de Bolsonaro viajar à Argentina para acompanhar a posse de Javier Milei. Para os investigadores, o material poderia ter sido utilizado para facilitar uma eventual fuga.
Indiciamento de Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro
Ainda nesta quarta-feira (20), a PF indiciou Jair Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pelos crimes de coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.
As apurações indicam que Eduardo atuou junto ao governo de Donald Trump para pressionar os Estados Unidos a promover retaliações contra o governo brasileiro e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em março de 2025, o parlamentar pediu licença do mandato e se mudou para os EUA, alegando perseguição política.
No atual processo, Bolsonaro também é acusado de enviar recursos via Pix para custear a estadia do filho no exterior.
Tramas investigadas pelo STF
O ex-presidente já é réu na ação penal da trama golpista no STF, que investiga articulações para a ruptura institucional. Segundo a PF, os indícios reforçam que Bolsonaro mantinha planos de evasão diante do avanço das investigações.
“Os elementos informativos encontrados indicam que o ex-presidente Jair Bolsonaro tinha em sua posse documento que viabilizaria sua evasão do Brasil em direção à República Argentina, notadamente após a deflagração de investigação pela Polícia Federal”, apontou relatório da corporação.
Cerco judicial
A revelação da existência de um pedido de asilo a Javier Milei amplia o desgaste político e jurídico de Jair Bolsonaro. O episódio reforça a narrativa de que o ex-presidente buscava alternativas de fuga diante do cerco judicial, o que pode fragilizar ainda mais sua posição perante a Justiça e a opinião pública.
A vinculação de Eduardo Bolsonaro à articulação internacional aprofunda a crise, sugerindo dimensão transnacional nas tentativas de desestabilização institucional. O silêncio de Milei, até o momento, também abre espaço para questionamentos sobre eventual alinhamento ou cooperação.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




