O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) realiza, nesta sexta-feira (08/08/2025), uma cerimônia de homenagem ao conselheiro aposentado Antonio Honorato de Castro Neto, que receberá a Medalha Ruy Barbosa, considerada a mais alta honraria concedida pela Corte de Contas baiana. A solenidade está prevista para começar às 9h30, no auditório Conselheiro Lafayette Pondé, localizado no prédio-sede do TCE/BA.
A entrega da medalha será conduzida pelo presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, e deve contar com a presença de autoridades dos três Poderes, integrantes da administração estadual, membros da Assembleia Legislativa, representantes do Judiciário, além de familiares, amigos e colegas do homenageado. Inicialmente marcada para o dia (24/07/2025), a cerimônia foi adiada em razão do falecimento da mãe de Antonio Honorato, Altair Castro.
A Medalha Ruy Barbosa é destinada a personalidades ou instituições que tenham prestado relevantes serviços ao estado da Bahia, sendo um reconhecimento institucional da contribuição à administração pública e à cidadania.
Antonio Honorato de Castro Neto, que completou 75 anos (27/07/2025) e se aposentou compulsoriamente do cargo de conselheiro, construiu uma trajetória pública com passagens pelo Executivo, Legislativo e pelo TCE/BA. Nascido em Salvador, foi criado no município de Casa Nova e é filho de Adolfo Viana de Castro e Altair de Castro. Casado com Italva Maria Almeida Castro, é pai de Adolfo Neto (atualmente deputado federal pelo PSDB) e Mariana.
Sua carreira iniciou-se no serviço público estadual como chefe de orçamento de obras do Departamento de Viação da Bahia (1977) e diretor da inspetoria financeira da vice-governadoria (1979). Foi eleito deputado estadual por quatro mandatos consecutivos, entre 1983 e 2003, por diferentes partidos (PDS, PMDB e PTB), tendo presidido a Assembleia Legislativa da Bahia e assumido interinamente o Governo do Estado em duas ocasiões, em 1998.
Renunciou ao mandato de deputado estadual para tomar posse como conselheiro do TCE/BA em (10/10/2000). No tribunal, foi vice-presidente em três períodos, presidente entre 2006 e 2008, corregedor e diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa. Seu histórico profissional é marcado por experiência técnica e atuação institucional em diferentes esferas do setor público baiano.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




