O Progressistas (PP) e o União Brasil (UB) oficializaram a saída do governo Lula nesta quinta-feira (04/09/2025), em um movimento que analistas políticos interpretam como uma tentativa de herdar os votos fieis do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão ocorreu no mesmo dia em que teve início o julgamento da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF).
Estratégia política e contexto eleitoral
O cientista político João Feres Júnior, professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj), avalia que a saída da federação União-PP visa revitalizar o campo da direita diante da polarização entre PL e PT. Segundo ele, os partidos buscam se aproximar do bolsonarismo, já que Bolsonaro tem capacidade de mobilizar expressiva quantidade de votos.
Bancadas e influência legislativa
A Federação União-PP reúne 109 deputados na Câmara e 14 senadores (seis do União Brasil e oito do Progressistas), configurando a maior bancada da Casa. A cientista política Michelle Fernandez, professora da UnB, afirma que a decisão também antecede movimentações eleitorais para 2026, com parlamentares sendo orientados a se desvincular do governo para compor a oposição.
Impactos na Esplanada e expectativas do governo
Com a saída, os partidos cobraram que ministros indicados deixassem os cargos, incluindo Celso Sabino (Turismo, União) e André Fufuca (Esporte, PP). Por outro lado, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, reforçou que os que permanecerem devem apoiar a aprovação de pautas do governo no Congresso Nacional.
O “espólio bolsonarista” e projeto de anistia
Segundo João Feres, a movimentação também se relaciona à discussão sobre o projeto de anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado, visto como uma forma de revitalizar Bolsonaro e organizar o campo da direita. Michelle Fernandez acrescenta que ações de líderes como o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) refletem a estratégia de herdar votos bolsonaristas e fortalecer candidaturas eleitorais em 2026.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




