A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, na terça-feira (14/10/2025), 15 proposições, entre elas a criação da Secretaria Extraordinária da Ponte Salvador-Itaparica (Seponte) e os reajustes salariais para servidores da ALBA, do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A sessão foi conduzida pela presidente Ivana Bastos (PSD), que destacou o compromisso de manter a votação semanal de projetos de autoria parlamentar.
Criação da Secretaria da Ponte Salvador-Itaparica
De acordo com a mensagem do governador Jerônimo Rodrigues, a Seponte terá como função coordenar, articular, promover e integrar ações relacionadas à implantação do Sistema Viário Oeste – Ponte Salvador-Itaparica. O novo órgão também atuará em apoio a programas e projetos executados por outras esferas governamentais, garantindo a integração entre os entes públicos durante a execução das etapas do empreendimento.
O segundo projeto de lei do Executivo aprovado na sessão altera a composição do Comitê de Acompanhamento do Plano Estadual de Transição Energética, com o objetivo de aprimorar a governança das políticas relacionadas à sustentabilidade e eficiência energética no estado.
Reajustes salariais e impacto financeiro
Os projetos de lei referentes aos reajustes salariais determinam percentuais de 4,5% a partir de (01/11/2025) e 4,5% adicionais a partir de (01/05/2026), aplicados sobre os vencimentos, gratificações, cargos em comissão, funções gratificadas, proventos e pensões da ALBA, TCE e TCM. A medida visa atualizar as remunerações com base nos índices vigentes até (30/04/2026).
Segundo a Mesa Diretora, os reajustes mantêm o equilíbrio fiscal da Casa e estão alinhados à política de valorização dos servidores, sem comprometer o orçamento institucional.
Projetos parlamentares e utilidade pública
Entre as proposições aprovadas, seis são de autoria de parlamentares. Cinco delas concedem títulos de utilidade pública a instituições da sociedade civil, como a Associação dos Aquicultores e Pequenos Agricultores de Ibiaçú (Maraú), o Grupo Musical Dois de Janeiro (Canavieiras), o Projeto Tambores Abençoados (Alagoinhas), a Associação Cultural de Radiodifusão Independente (São Sebastião do Passé) e a Associação Mansão do Caminho (Salvador).
Outro projeto, do deputado Vitor Bonfim (PV), denomina de João Hipólito Rodrigues o trecho rodoviário que liga a BA-148 ao Distrito de Catolés (Abaíra), em reconhecimento à importância histórica e comunitária do homenageado.
Homenagens e concessões de títulos
A sessão também aprovou três projetos de resolução concedendo títulos de cidadania baiana. Foram homenageados o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, o ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho, e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Kassio Nunes Marques.
Além disso, foi aprovado um projeto de resolução do deputado Doutor Diego Castro (PL) concedendo a Comenda 2 de Julho in memoriam a Cleriston Pereira da Cunha (“Clezão”), reconhecendo sua contribuição à sociedade baiana.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




