Milhões de pessoas participaram neste domingo (12/10/2025) da 233ª edição do Círio de Nazaré, em Belém, considerada a maior procissão católica do país. Estima-se que 2,5 milhões de romeiros percorreram 52,3 quilômetros entre a saída e a chegada na Basílica Santuário de Nazaré.
Além da capital, as cidades metropolitanas de Ananindeua e Marituba também receberam os fiéis, reforçando a dimensão regional do evento religioso. O diretor de marketing do Círio, Flávio Américo, destacou a importância do apoio do governo federal e do Ministério do Turismo para o desenvolvimento do turismo religioso no estado.
Fé, tradições e homenagens durante a procissão
A passagem da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pela Avenida Nazaré registrou a participação intensa de devotos, com acenos, jogadas de papel branco dos prédios e aproximação da santa. A procissão contou ainda com uma moto romaria envolvendo cerca de 50 motociclistas, entre eles a cantora Gaby Amarantos, e homenagens aos povos indígenas, com a presença da ministra Sônia Guajajara.
Entre os promesseiros, a estudante Evelyn Silva, de Benevides, percorreu a corda do Círio em agradecimento à aprovação no curso de enfermagem. Ela lembrou promessas anteriores e destacou a continuidade de sua fé como motivação para participação na procissão.
EcoCírio e sustentabilidade no evento religioso
O EcoCírio, iniciativa de gestão de resíduos e valorização do trabalho de catadores, marcou presença com cerca de 200 profissionais de 10 cooperativas atuando no percurso e áreas de concentração do público. A iniciativa conta com apoio do Ministério das Mulheres, da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e do Sebrae, por meio do Programa Pró-Catadoras e Pró-Catadores de Reciclagem Popular.
Em 2024, o projeto recolheu 140 toneladas de resíduos durante os dois dias de procissão. A diretora de Segurança de Trabalho e Renda da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Liliani Nascimento, destacou que o EcoCírio integra agendas de valorização das catadoras e economia do cuidado, temas que serão debatidos na COP30, sediada em Belém em novembro.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




